Pular para o conteúdo principal

Segunda etapa da 5ª Conferência Municipal de Cultura acontece no sábado, dia 23

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nos próximos sábados, dias 23 de 30 de março, a segunda etapa da 5ª edição a Conferência Municipal de Cultura. No dia 23, a plenária do eixo “Participação e institucionalização de políticas culturais” será realizada a partir das 13h, no Centro de Referência da Juventude (Guacurus, 50, Centro).

 

Nesta segunda etapa será discutido o sistema municipal de financiamento da cultura: estratégias de fomento, de financiamento de ações e projetos culturais, bem como estratégias para desenvolvimento dos aspectos econômicos e profissionais da Cultura. No mesmo dia também será realizada a finalização e votação dos textos de metas do eixo “Patrimônio e Memória”, iniciados na primeira etapa da conferência.

 

Já no dia 30 de março, o encontro será realizado no Auditório JK, na sede da Prefeitura de Belo Horizonte (avenida Afonso Pena, 1212, Centro), quando será debatido a partir das 13h, o tema “Fomento e economia da cultura”.

 

Neste eixo serão discutidas estratégias de participação, atuação em conselhos, comissões locais, legislações e alterações legais, conferências, fortalecimento institucional e de recursos humanos do órgão gestor.

 

PeriFeira

Durante o evento no Centro de Referência da Juventude os participantes poderão conhecer o o projeto “PeriFeira”, iniciativa do espaço em parceria com jovens empreendedores da cidade que auxilia na consolidação de uma cultura de fomento à economia solidária local. O projeto é uma ação de construção coletiva e visa fortalecer jovens moradores dos bairros periféricos de Belo Horizonte, além de inserir na agenda da capital um espaço de oferta de produtos e serviços produzidos pelos mesmos.

 

A feira conta com a participação de aproximadamente 40 expositores que, no período de 12h às 17h, vão comercializar artesanato, vestuário, produtos veganos e de gastronomia, acessórios, cosméticos naturais e verduras hidropônicas.

 

 

5ª edição

Com o tema “Cultura, Território e Democracia”, a Conferência propõe e incentiva o debate sobre as relações da cultura diante um projeto democrático de cidade, compreendendo seus desafios e potencialidades. Assim, convida a população para refletir sobre a cobertura territorial da política cultural do município de Belo Horizonte, além de realizar a revisão do Plano Municipal de Cultura. Haverá ao início de cada dia, inscrições presenciais e sujeitas à capacidade do espaço.

 

As Conferências Municipais de Cultura têm como propósito criar um momento para reunir o poder público e a sociedade civil a fim de debater e decidir o que deve ser prioridade nas políticas públicas da Cultura. Entre as principais características dos encontros, estão a definição de princípios e diretrizes das políticas setoriais da Cultura, a valorização da pluralidade de opiniões e experiências como forma de ampliar a escuta da cidade e o cumprimento do direito ao voto aos vários segmentos que compõem a sociedade.

 

 

Primeira etapa

A 5ª edição já contou com uma primeira etapa de plenárias, realizadas em 2018, que discutiram os eixos “Patrimônio e memória”, “Formação e educação cultural” e “Acesso, democratização, diversidade e artes”. As plenárias revisaram o Plano Municipal de Cultura e deliberaram, por meio do voto, propostas coletadas durante as Reuniões Preparatórias - encontros preliminares que foram divididos em Regionais, coordenados pelos 17 Centros Culturais da Prefeitura de Belo Horizonte, e por Eixo Temático, coordenados pela Comissão Organizadora da Conferência e colaboradores da Secretaria Municipal de Cultura. Os textos finais votados e aprovados na primeira fase da 5ª Conferência Municipal de Cultura estão disponíveis para consulta pública neste link.

 

 

Programação

 

Dia 23 de março de 2019

Local: Centro de Referência da Juventude – Rua Guaicurus, 50 – Centro

Eixo Participação e Institucionalização de Políticas Culturais

 

13h00 às 13h30 - Credenciamento e novas Inscrições

13h30 às 13h50 – Finalização / Votação textos de metas do Eixo de Patrimônio

Eixo Participação e Institucionalização de Políticas Culturais

13h50 às 14h10 – Explanação sobre a sistemática e o tema discutido

14h10 às 16h00 – Primeira parte da Votação

16h00 às 16h20 – Intervalo

16h20 às 17h30 – Segunda parte da Votação

17h30 às 19h00 – Votação destaques

 

Dia 30 de março de 2019

Local: Auditório JK (PBH) – Avenida Afonso Pena, 1212 – Centro

Eixo Fomento e Economia da Cultura

 

13h00 às 13h30 - Credenciamento e novas Inscrições

13h30 às 14h00 – Explanação sobre a sistemática e o tema discutido

14h10 às 16h00 – Primeira parte da Votação

16h00 às 16h20 – Intervalo

16h20 às 17h30 – Segunda parte da Votação

17h30 às 18h30 – Votação destaques

18h30 às 19h30 – Votação de moções da conferência