Pular para o conteúdo principal

Imagem da internet com participantes do curso de gastronomia
Foto: Reprodução/Internet

Segunda edição de curso de Gastronomia da PBH tem início com aula magna

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), ofereceu gratuitamente 200 vagas para a segunda edição do curso “Gastronomia para Todos: Técnica e Conceitos”, que teve início no dia 10 de janeiro, com aula magna em que os inscritos e organizadores se apresentaram e puderam conhecer a dinâmica e os temas que serão abordados ao longo das 40 horas de duração do curso online.

 

A aula magna contou com a presença da secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Cristiane Serpa; do presidente da Prodabel Leandro Garcia; do presidente da Belotur, Gilberto Castro; e do coordenador do curso, o chef e professor Edson Puiati.

 

Durante a primeira aula, chef Puiati pode demonstrar como sua vivência de mais de trinta anos de atuação nas cozinhas, na coordenação de cursos e nas salas de aula, conseguirá, de forma interativa, levar aos alunos do curso as informações, técnicas e orientações que certamente irão contribuir para o avanço destes interessados.

 

Os inscritos no curso são moradores de Belo Horizonte. De acordo com levantamento feito pelos organizadores, 14,2% dos alunos residem na região Centro-Sul da capital; 13,9 % na região da Pampulha; 12,3% na região Nordeste; 12% na Leste; 11,1% na região Noroeste; 10,5% na Oeste; 9% na Norte; 8,6% em Venda Nova; e 8,3% na região do Barreiro.

 

Os alunos são, em sua maioria, moradores que têm ligação com o setor de alimentação, empreendedores ou futuros empreendedores. Atuam em segmentos diversos como padarias, confeitarias, sorveterias, bares, restaurantes, botecos, docerias, lanchonetes, comidas light, fitness e churrascarias, dentre outros. Parte dos alunos são microempreendedores individuais e têm desenvolvido produtos gastronômicos de destaque e com diferenciais artesanais.

 

A secretária adjunta Cristiane Serpa explica que a atualização de conhecimentos por meio do curso oferecido pela Prefeitura é ponto fundamental para que o setor de alimentação avance e consequentemente que os produtos ofertados tenham garantia de qualidade ampliada.

 

“O curso abre as portas dos fundamentos da gastronomia para todos os belorizontinos interessados em desenvolverem no ramo da alimentação, trazendo conteúdo e práticas que podem transformar seus negócios e suas vidas. A qualidade do chef Puiati em envolver os alunos é garantia de engajamento de outros profissionais da gastronomia da cidade e da formação e da criação de uma grande rede entre os alunos da segunda edição. Todos os estudos mostram que, com a crise provocada pela pandemia, o setor da gastronomia se apresenta, de forma ainda mais relevante, como um importante caminho de trabalho, assim como importante fonte de renda e empregos para os belo-horizontinos”, destaca Cristiane Serpa.