Pular para o conteúdo principal

Sede da Prefeitura de BH e árvores do entorno recebem luzes natalinas 100% LED
Foto: Adão de Souza

Sede da Prefeitura de BH e árvores do entorno recebem luzes natalinas 100% LED

criado em - atualizado em

A sede da Prefeitura de Belo Horizonte receberá decoração natalina a partir desta sexta-feira (2). A BHIP, concessionária de iluminação pública da capital, vai usar iluminação 100% em LED na fachada e no entorno do prédio, na avenida Afonso Pena, no Centro. Serão usados 13 projetores com luzes nas cores vermelha e verde e 22 árvores, que ficam próximas ao edifício, também serão decoradas.

A decoração do tronco das árvores será feita com 660 conjuntos de micro lâmpadas na cor branca. Já as copas receberão 335 figuras luminosas como estrelas azuis, verdes e vermelhas; bolas brancas, vermelhas e verdes, além de outros adereços com luzes brancas.

Tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município, o edifício-sede tem cinco andares e características do estilo art-déco, com referências das arquiteturas italiana e alemã das décadas de 1920 e 1930. Foi projetado oficialmente pelo arquiteto Luiz Signorelli (1896-1964), mas revela em suas linhas o estilo de Rafaello Berti (1900-1972), caracterizado pela forte tendência à geometrização, e decorado com grandes vitrais de concreto armado.

Sobre a BHIP

A BHIP é a concessionária de iluminação pública que tornou o município de Belo Horizonte a primeira capital brasileira a contar com parque de iluminação modernizado em LED. Ao todo, 182 mil pontos de iluminação pública foram trocados, o que gerou economia de energia elétrica, melhor iluminação e durabilidade três vezes maior. A concessão foi estabelecida por meio de Parceria Público-Privada (PPP) em 2017 e tem prazo de 20 anos. A BHIP também é responsável por um eficiente e diferenciado plano de manutenção preventiva e corretiva, que garante o pleno funcionamento de todo o parque de iluminação pelo período da prestação do serviço.