Pular para o conteúdo principal

Secretários de Educação de 15 capitais debatem ensino público em evento em BH
Foto; Amira Hissa/PBH

Secretários de Educação de 15 capitais debatem ensino público em evento em BH

criado em - atualizado em

Secretários de Educação de 15 capitais brasileiras estiveram em Belo Horizonte para encontro nacional que debateu o ensino público no país e conheceram de perto o modelo de PPP para as escolas da capital, em que o parceiro se responsabiliza pela construção e manutenção das unidades e a Prefeitura pelo projeto pedagógico. 

“O Conselho Nacional de Secretários de Educação das Capitais (CONSEC) se estruturou exatamente por essa lógica de fazermos experiências imersivas em cada capital, e assim vamos aprendendo o que cada uma dessas cidades tem de melhor enquanto estrutura educacional”, afirmou Maria Sílvia Bacila, secretária da Educação de Curitiba e presidente do Conselho. De acordo com ela, "a educação infantil e as PPPs são um ponto altíssimo de Belo Horizonte como uma referência nacional". 

Nesta sexta-feira (30), os secretários visitaram a EMEI Alto Vera Cruz e a Escola Municipal Solar Rubi, a primeira feita no modelo PPP no Brasil. Eles também foram ao Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), que é um ambiente voltado para a aprendizagem criativa, adotando práticas pedagógicas inovadoras, transdisciplinares, lúdicas, transversais e exploratórias. 

“Em Recife, a gente já vem estudando esse projeto de PPP nos últimos dois anos. Já está em andamento o nosso processo, uma parte disso inspirado pela boa experiência ao longo desses últimos anos em Belo Horizonte. E a gente espera, em breve, ter algumas unidades da educação infantil do Recife também nesse modelo de PPP”, disse Frederico da Costa Amâncio, secretário de Educação do Recife. 

O secretário municipal de Educação de Belo Horizonte, professor Charles Diniz, avaliou positivamente o encontro em que foram discutidas políticas educacionais e apresentados os projetos desenvolvidos pela PBH.  

"É um orgulho receber os secretários das capitais aqui em Belo Horizonte. Eles vieram para conhecer, entre tantas coisas boas que temos na rede, nossa PPP, o primeiro modelo do país para a educação foi aqui em Belo Horizonte. Então, foi um sucesso nacional, e nosso foco principal é esse, bem como conhecer nossa rede como um todo”.