Pular para o conteúdo principal

Comandante da Guarda Municipal de BH, Murilo Prates, apresenta Plano de Ação Operacional da Guarda Municipal para o Carnaval em sala da Cidade Administrativa, com  cerda de doze pessoas sentadas.
Foto: Divulgação PBH

Secretaria Municipal de Segurança apresenta plano de ação para o Carnaval 2019

07/02/2019 | 20:27 | atualizado em 07/02/2019 | 20:27

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio de Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, se reuniu com representantes das forças de Segurança do Estado, nesta quarta-feira, dia 6 de fevereiro, na Cidade Administrativa, para a apresentação do Plano de Ação Operacional de Segurança para o Carnaval de 2019, elaborado pela Guarda Municipal. O calendário oficial do Carnaval de BH tem início no dia 16 de fevereiro e se estende até 10 de março. A previsão é que este ano a festa supere a marca de 700 desfiles, com a participação de mais de quatro milhões de foliões.

 

Coordenado pelo subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada de Segurança do Estado, Etevaldo Luiz Caçadini, o encontro contou com a presença do secretário de Segurança e Prevenção de BH, Genilson Zeferino, do comandante da Guarda Municipal, Rodrigo Prates, da diretora do Centro Integrado de Operações de Belo Horizonte (COP-BH), Geórgia Ribeiro, e de representantes da Belotur, das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros e do Sistema Prisional.

 

O grupo já havia se reunido, anteriormente, no dia 30 de janeiro, no mesmo local, para o primeiro contato de alinhamento das ações de segurança que irão ser adotadas durante o Carnaval. Nesta quarta-feira, o comandante Rodrigo Prates expôs aos presentes como será a distribuição dos postos em que a Guarda Municipal irá atuar durante os eventos carnavalescos.

 

Prates destacou que a corporação se programou para empenhar todo o seu efetivo nas ruas no período de festa. “As férias foram suspensas e até os agentes que trabalham em atividades administrativas serão escalados para atuar no policiamento preventivo das ruas”, informou.

 

A diretora do COP-BH apresentou o planejamento de integração das ações dos órgãos municipais e estaduais, para garantir a segurança dos foliões, o monitoramento do trânsito e a maior agilidade na solução de problemas urbanísticos que surgirem.

 

Segundo Geórgia Ribeiro, o alinhamento está sendo fundamental para reforçar a parceria já estabelecida entre as forças de segurança nas edições anteriores. “Nos últimos dois anos trabalhamos de forma integrada e organizamos um posto de comando durante o Carnaval, com todos os órgãos que compõem a estrutura de segurança da cidade. Agora em 2019 poderemos consolidar o trabalho conjunto e melhorar ainda mais o planejamento das ações que serão realizadas”, ressaltou.

Ouça este conteúdo

Últimas Notícias

Mapa de intervenção na rua Simão Tamm, no bairro Cachoeirinha, entre os dias 26 e 29/4. Intervenção no Cachoeirinha apresenta modelo de rua mais segura para pedestres

Intervenção temporária realizada pela Prefeitura na rua Simão Tamm, no Cachoeirinha, apresenta modelo de rua mais segura para os pedestres.

24/04/2019 | 20:37
Mapa de operação especial de trânsito no entorno do Mineirão para o show do Los Hermanos no dia 26/4. Entorno do Mineirão tem operação de trânsito para show do Los Hermanos

Na sexta-feira, dia 26/4, BHTrans realiza operação especial de trânsito e transportes em função do show do Los Hermanos, no Mineirão.

23/04/2019 | 18:55