Pular para o conteúdo principal

Médica examina mãos de paciente, em consultório.
Foto: Divulgação PBH

Secretaria Municipal de Saúde faz mutirão para diagnóstico de hanseníase

30/01/2019 | 19:08 | atualizado em 11/02/2019 | 10:45

Um mutirão dermatológico, para identificação de possíveis casos de hanseníase, foi realizado na quarta-feira, 30/1, no Centro de Saúde Barreiro de Cima, na regional Barreiro. O objetivo foi alertar a população sobre os sinais e sintomas da doença e incentivar a procura pelos serviços de saúde. Dez profissionais foram mobilizados para a ação, entre médicos clínicos generalistas, dermatologista, enfermeiros, gestores e agente comunitário de saúde.

 

Segundo a referência técnica do Programa de Controle da Hanseníase Juliana Veiga, da Secretaria Municipal de Saúde, é fundamental que a pessoa dê continuidade ao tratamento. “É importante a pessoa buscar ajuda para o diagnóstico e tratamento, que é gratuito e encontrado em todos os centros de saúde. O tratamento pode durar de 6 a 12 meses, em média, e a doença tem cura. Após aproximadamente 48 a 72 horas de início do tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença”, esclarece.

 

No mutirão foram realizados 47 atendimentos. Em tratamento há mais de dez anos por causa de manchas na pele, a dona de casa Francisca Vanesca Maciel, 36 anos, notou também manchas vermelhas nas mãos e pernas. Depois da consulta, ela ficou aliviada e satisfeita com o atendimento “As manchas me preocupavam, fiz os testes e não é hanseníase”, relatou. Na sala de espera da unidade também houve panfletagem, vídeo educativo, palestra e dinâmica sobre a hanseníase.

 

A hanseníase é doença infectocontagiosa crônica, causada pelo Mycobacterium leprae, e é potencialmente incapacitante se não diagnosticada precocemente. Ela acomete principalmente pele e nervos periféricos, mas pode comprometer outros órgãos, principalmente em estágios mais avançados. Pode causar esterilidade, cegueira, deformidades ósseas e articulares e até mesmo o óbito, em alguns casos. Os primeiros sinais e sintomas da hanseníase podem ser manchas, sensação de formigamento, ou apenas áreas da pele dormentes.


Últimas Notícias

Jovens jogam futebol em quadra Prefeitura inicia projeto de esportes para jovens em conflito com a lei

Os jovens em cumprimento de medidas sócio-educativas terão oportunidade de frequentar, gratuitamente, oficinas esportivas.

13/12/2019 | 17:05
Prédio comercial na rua Caetés Comerciantes comemoram antecipação do décimo terceiro salário pela Prefeitura

A expectativa é que sejam injetados cerca de R$ 105 milhões na economia da capital.

13/12/2019 | 11:35