Pular para o conteúdo principal

Secretaria Municipal de Educação promove 4ª Mostra de Investigação Científica
Divulgação/PBH

Secretaria Municipal de Educação promove 4ª Mostra de Investigação Científica

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação (SMED) promove nesta quarta (6) e quinta-feira (7), das 8h às 16h, a 4ª Mostra de Investigação Científica Escolar (MICE) na Escola Municipal Polo de Educação Integral (EMPOEINT), no Barreiro. O projeto tem como objetivo promover a integração de ações, projetos e programas desenvolvidos nas escolas. Foram inscritos projetos escolares orientados por professores, monitores e estagiários e desenvolvidos por estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, visando estimular experiências de produção do conhecimento que se realizam em parceria com instituições educativas formais e não formais, com a valorização da dimensão educadora da cidade. 

Nesta edição, o Centro de Línguas, Linguagens, Inovação e Criatividade (Clic), espaço de aprendizagem criativa aberto à toda comunidade escolar da Rede Municipal, oferecerá oficinas e exposições. Haverá também a colaboração inédita de trabalhos convidados de outras instituições de ensino para além da Rede Municipal de Educação e que participaram da UFMG Jovem.  A intenção é trazer para a MICE o intercâmbio de ideias entre diferentes estudantes. 

Estão entre as atividades planejadas para o evento: Trilha de saberes de idiomas; Oficina de Línguas estrangeiras; Interação com robôs de LEGO; Experimentação dos princípios da robótica: eletrônica, mecânica e programação; Edu Tecnologias; Educamídia; Animaginação: experimentação em cinema de animação; Engenhocas para bolinhas: vivência mãos na massa que trabalha o pensar brincando; Oficina de jogos pedagógicos/matemáticos e xadrez a apresentação de protótipos produzidos pelos estudantes nas oficinas aplicadas pelo Núcleo de Ciências baseadas na abordagem STHEAM. 

Também está na programação a apresentação e discussão sobre maquete de uma construção, sem rede elétrica, água encanada e esgoto; Oficinas e exposições de conscientização ambiental visando proporcionar a sensibilização e aprendizados por meio de vivências em conjunto com os parceiros do Programa EcoEscola BH; Experiências com o Drone City presencial e simulador; Construção de trajetórias a partir do App Ligth Bolt e esboçar em papel ofício em malha quadriculada o percurso do robô; Desvendando os Sons: promover a educação musical por meio da ecologia sonora, partindo da percepção sonora corporal, caminhando em direção à interpretação e o uso de softwares como experimentação musical, abordando aspectos das relações entre os sujeitos e os territórios; Sessões do Planetário Clic.