Pular para o conteúdo principal

Secretaria Municipal de Educação oferece formações com temáticas ambientais
Foto: Mariza Carvalho

Secretaria Municipal de Educação oferece formações com temáticas ambientais

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte tem um programa dedicado à formação socioambiental nas escolas da rede. O EcoEscola BH trata a temática atuando nos eixos: formação, publicações, certificações, ECOGEO (consultoria ambiental), projetos e parcerias. O programa foi criado em 2016 para fortalecer, incentivar, certificar e divulgar ações de educação socioambiental das escolas municipais da capital.  O programa ainda tem uma versão de educação a distância (EAD) que auxilia no incremento da formação dos profissionais.

 

Neste ano, EcoEscola já realizou encontros formativos mensais no 1º semestre de 2023, com diferentes temáticas, com o objetivo de contribuir e proporcionar condições para inserir os interessados no cerne das questões socioambientais do município.

 

Além da formação mensal, eles contam com o EcoEscola BH EaD, que é o conjunto de cursos virtuais sobre educação ambiental direcionado para educadores/as das escolas municipais de Belo Horizonte e conta com 19 cursos, entre eles: Ações de sustentabilidade, Uso consciente da água, Eficiência energética e Coleta seletiva. 

 

Os encontros formativos ocorrem mensalmente e são realizados pelos parceiros do programa. A próxima formação será a Oficina de jogos e brinquedos da natureza, no dia 21 de junho, e será ministrada pela equipe da Brinquedoteca Itinerante Colônia do Brincar, no Parque Jacques Costeau. A formação é voltada preferencialmente para educadores(as) da rede municipal interessados na temática, abrangendo trabalhadores das escolas municipais e das creches parceiras. Os convites para as inscrições são enviados aos servidores da educação uma semana antes do início do curso.

 

O EcoEscola BH EaD é uma iniciativa que visa capacitar professores e monitores das escolas municipais de Belo Horizonte para desenvolverem ações de sustentabilidade ambiental em suas instituições de ensino. Não se trata de uma plataforma apenas de formação, mas de aplicação prática de atividades sustentáveis. 

 

Projetos EcoEscola

 

São vários os projetos que contribuem para que os objetivos do EcoEscola BH sejam alcançados. Conheça e participe!

 

Selo Boas Práticas de sustentabilidade ambiental: certificação de escolas municipais de ensino fundamental, escolas municipais de educação infantil e instituições socioeducativas que apresentam ações relevantes em prol do meio ambiente.

 

Revista EcoEscola BH: com publicação anual que reúne relatos de atividades exitosas em educação socioambiental desenvolvidas nas instituições, a revista revela a criatividade e o compromisso das comunidades escolares com o meio ambiente. 

 

Projeto Percursos Ambientais: uma iniciativa direcionada a estudantes da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte. O projeto consiste na promoção de visitas a áreas de preservação ambiental, com o propósito de conscientizar os(as) alunos(as) em relação ao mundo em que vivemos, além de construir e fortalecer uma nova mentalidade quanto à utilização, à conservação dos recursos naturais e à percepção do meio ambiente como patrimônio de todos.