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Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania vai mudar de endereço

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 A Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, bem como suas três subsecretarias atenderão em novo endereço a partir da próxima semana. A sede, que hoje funciona na rua Tupis, 149, vai para a avenida Afonso Pena 342. A mudança será feita no período de quinta-feira a domingo, dias 13 a 16 de dezembro, quando o atendimento ao público será parcialmente interrompido, voltando à sua normalidade a partir da segunda-feira, dia 17.
 

A mudança, que vem sendo programada desde o primeiro semestre, envolve a realocação de cerca de 600 funcionários. Segundo a secretária Maíra Colares, os ganhos para o município e também para os servidores são expressivos. “Buscamos por uma adequação da atual sede da secretaria e não foi possível chegarmos às condições que precisamos. Conseguimos, por outro lado, encontrar um novo espaço que respondesse às expectativas comumente apresentadas pelos servidores e gestores”, destacou.



Acessibilidade   

O novo prédio é uma construção de 1945, inaugurada em 1953 e que em 2017 passou por uma profunda revitalização, com reformulação da divisão interna e substituição de toda parte elétrica, hidráulica, pisos, esquadrias e elevadores. A reforma incluiu ainda banheiros acessíveis em todos os andares e isolamento solar e acústico nas janelas.


O novo prédio da Secretaria de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania é composto por um subsolo, dois térreos, duas sobrelojas e mais seis andares. Para facilitar o acesso, os térreos e as sobrelojas abrigarão os serviços demandados pelo público que apresenta baixa mobilidade, como as Diretorias de Políticas para a Pessoa com Deficiência e Pessoa Idosa.

Estes espaços também abrigarão outros serviços muito demandados pelo público como o Centro de Referência LGBT, o Núcleo de Informação e alguns dos Conselhos Municipais ligados à secretaria, como da Mulher, da Pessoa com Deficiência, da Pessoa Idosa, da Juventude, da Igualdade Racial, Educação Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional.



Sustentabilidade e o entorno 

A sustentabilidade também é um diferencial da nova sede. Além da iluminação toda em LED, mais econômica que as lâmpadas de halogênio, o prédio possui ainda sistema de captação de água do ar condicionado, revertido para os sanitários, bicicletário e chuveiros disponíveis para os funcionários.

Para o servidor se ambientar com a nova sede, a Diretoria Administrativa desenvolveu um manual com orientações sobre o prédio e seu entorno. Além de informações sobre funcionamento e uso dos elevadores, áreas comuns, portaria e relógio de ponto, o documento traz uma lista de lojas, restaurantes, drogarias e outros pontos de comércio, que ofertarão descontos para servidores da Prefeitura.

 Segundo o Diretor Administrativo, Igor Viana, a mudança foi um processo pensado em etapas. “Sabemos do impacto que este tipo de mudança acarreta e por isso buscamos construir um processo transparente, com etapas bem definidas e campanhas informativas. A participação e contribuição de todos estão sendo fundamentais para que tudo ocorra conforme planejado”, contou.



Equipamentos e plantões

A secretaria possui em sua estrutura equipamentos que funcionam nas nove regionais da cidade, como os Centros de Referência de Assistência Social e Centros de Referência Especializado de Assistência Social, Centro de Referência da Pessoa Idosa, além das unidades de acolhimento institucional e Centros de Referência para População em Situação de Rua. Todos estes equipamentos não terão seu funcionamento alterado nestas datas. Além disso, nas coordenadorias regionais estão as Diretorias de Assistência Social que também não terão seu funcionamento alterado.

Alguns serviços da Secretaria também funcionam em regime especial e continuarão entre os dias 13 e 16, funcionando no prédio da rua Tupis, 149. São eles, plantão noturno e de fim de semana do Conselho Tutelar (Térreo), Conselho Tutelar Centro-Sul (1º andar), PROCON (7º andar) e Plantão do Auxílio Sepultamento (Térreo).