Pular para o conteúdo principal

Dois guardas municipalis e um carro em frente a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.
Foto: Adão de Souza/PBH

Secretaria de Segurança divulga balanço de ações da Guarda Municipal

17/04/2019 | 21:22 | atualizado em 24/05/2019 | 15:24
A Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção da Prefeitura de Belo Horizonte divulgou, nesta quarta-feira, dia 17, um balanço parcial das ações permanentes realizadas pela guarda municipal entre 1º de janeiro e 16 de abril deste ano. O trabalho desenvolvido tem como objetivo melhorar a sensação de segurança em toda a cidade por meio de projetos como as operações Viagem Segura, Sentinela e Flanelinha.

 

Os três projetos combatem diretamente a desordem pública, ampliando a sensação de segurança nos ônibus, em áreas que apresentam elevados índices de criminalidade e ainda combatem a extorsão praticada por flanelinhas.

 

 

Operação Flanelinha

 Entre janeiro e abril deste ano, a Guarda Municipal já contabilizou 24 ações, sendo 22 em partidas de futebol e duas em eventos realizados na cidade. Ao todo foram realizadas 309 abordagens, que resultaram na prisão de 45 pessoas em 13 ocorrências policias.

 

 

Viagem segura

 Com a média de aproximadamente 40 viagens acompanhadas por dia, o projeto Viagem Segura foi implantado em 2017. De janeiro a abril foram realizadas 4.120 viagens embarcadas, sendo 3.810 em ônibus municipais e 310 nos coletivos metropolitanos. Nessas ações, 929 pessoas em atitudes suspeitas foram abordadas, e 37 foram presas.

 

 

Operação Sentinela

 É um projeto permanente de policiamento em áreas que registram maiores índices de violência. Atualmente é realizado na região da Lagoinha, da Praça do Peixe até a região do entorno da Rodoviária. A equipe de guardas municipais atua das 13h até 23h. O patrulhamento é realizado por duplas ou trios de agentes, que circulam a pé pela região.

 

No período e janeiro a abril foram realizadas 406 visitas preventivas a áreas de comércio da região e 1.217 ações de apoio a turistas. Ainda neste período, foram contabilizadas 898 ações de abordagens a pessoas suspeitas e 34 abordagens a veículos. Ao todo 64 ocorrências policias foram registradas e 38 pessoas foram presas.

 

As ações preventivas da Operação Sentinela resultaram na apreensão de drogas e recuperação de dois aparelhos celulares que haviam sido furtados.

 


Últimas Notícias

Setembro verde: mês da pessoa com deficiência. Rumo a uma cidade inclusiva e sustentável. Torcedores com deficiência entram em campo na luta pela inclusão

Torcedores com deficiência entrarão em campo com atletas do Cruzeiro e do Flamengo neste sábado, dia 21/9, no Mineirão.

20/09/2019 | 23:18
Casal passeia com criança em cadeira de rodinhas e outroas pessoas caminham na Savassi, no domingo, durante o dia. BH é da Gente oferece ioga, encontro de carros e orientação nutricional

Show de talentos, ioga, encontro de carros e orientação nutricional são atrações do BH é da Gente no domingo, dia 22/9.

19/09/2019 | 20:26