Pular para o conteúdo principal

Aluno com necessidades especiais aproveita a piscina ao lado de um monitor do Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiênci
Foto: Vilma Tomaz

Secretaria de Esportes entrega piscina requalificada para programa Superar

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Esportes realiza nesta quinta-feira, às 14h, a entrega oficial da piscina do Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiência, no bairro Carlos Prates, região Noroeste de Belo Horizonte. A primeira-dama de Belo Horizonte, Ana Laender, vai participar do ato. 

Desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Superar é um programa que promove a inclusão social da pessoa com deficiência por meio do esporte e de atividades físicas e culturais. 

Principal sede do Superar, o Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiência foi requalificado com investimento da Prefeitura em obras de melhoria e acessibilidade, com destaque para as melhorias da piscina. 

Além da instalação de uma cobertura parcialmente translúcida e com opção de fechamento lateral, a reforma da piscina incluiu o nivelamento do piso e a troca do revestimento de fundo. 

Ao lado do secretário de Esportes e Lazer Elberto Furtado, a primeira-dama Ana Laender vai conhecer uma das turmas de alunos de natação do Superar e fazer um tour para conhecer as instalações da principal sede do programa. 

Padrão ABNT 

Todos os banheiros e vestiários do Centro de Referência receberam aparelhos e acabamentos novos, como pias, vasos, revestimento e pisos, além de adaptações para pessoas com deficiência, conforme padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

O elevador para pessoas com mobilidade reduzida passou por reparos e pintura. Um segundo elevador do mesmo padrão foi instalado anexo à piscina. Já as rampas de acesso foram adequadas às normas da ABNT. 

As melhorias contemplaram ainda a pintura de pisos e paredes externas do local, bem como a instalação de um novo sistema de iluminação. 

“Essas melhorias não apenas adequaram devidamente o espaço às pessoas com deficiência, como também vão permitir um aumento de 50% na nossa capacidade de atendimento na piscina. Vamos ampliar de 200 para 300 alunos a natação no Centro de Referência”, afirma Elberto Furtado, secretário municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Belo Horizonte. 

As obras foram coordenadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) e contaram com um investimento de R$ 1,27 milhão. “A Prefeitura tem uma preocupação grande em deixar seus equipamentos públicos em boas condições para melhor atender à população e oferecer ambientes de trabalho adequados aos servidores. E é isto que estamos entregando nesta obra: um equipamento de altíssimo nível para um programa tão importante em nossa cidade”, pontua o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho. 

O programa 

Com 16 modalidades esportivas e ocupacionais, o Superar atendia, antes do início da pandemia, a cerca de 950 alunos com deficiência física, visual, intelectual, auditiva, múltipla e com autismo. O número vem sendo gradativamente normalizado após a retomada presencial das atividades. 

As modalidades oferecidas são atletismo, basquetebol, bocha regular, bocha paralímpica, dança, futsal, goalball, judô, natação, patinação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parataekwondo, funcional e percussão. 

O programa conta com dois centros de referência, o Centro de Referência Esportiva para a Pessoa com Deficiência e a Escola Municipal de Ensino Especial Frei Leopoldo, além de mais sete núcleos regionalizados - Colégio Marconi, Clube Palmeiras e escolas estaduais de ensino especial Amaro Neves e João Moreira Salles, além do Instituto São Rafael, da Associação de Deficientes Visuais de Belo Horizonte.