Pular para o conteúdo principal

Secretaria de Educação realiza II Cantata de Primavera

criado em - atualizado em

Na segunda-feira, dia 25 de setembro, a Sala Minas Gerais, da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), receberá um espetáculo muito especial. Em lugar dos grandes e experientes músicos que já pisaram naquele palco, estarão crianças no início de sua formação artística. São os estudantes da Rede Municipal de Ensino Belo Horizonte, que participarão da segunda edição da Cantata de Primavera.

 

O evento vai reunir mais de 500 estudantes de 26 corais de escolas públicas municipais da cidade em duas apresentações. Uma na parte da manhã, às 9h30, com a participação de 14 corais e outra exibição na parte da tarde, às 14h, com a presença de outros 12 corais.

 

A Cantata de Primavera faz parte das muitas atividades que a Secretaria Municipal de Educação (Smed) está realizando, ao longo de 2017, em comemoração aos 120 anos de Belo Horizonte. O evento é realizado pelas escolas municipais e destinado aos pais, alunos, professores, profissionais da educação municipal e comunidade escolar.

 

Semana de preparação

Já pensando na grande apresentação, as crianças que integram o coral de cada escola aproveitaram esta semana para acertar os últimos detalhes. Cada escola participante está fazendo seus próprios ensaios nessa reta final. Muitas trabalhando, diariamente, para garantir entrosamento no dia da Cantata.

 

Uma das escolas integrantes da apresentação é a E. M. Aurélio Buarque de Holanda, situada na regional Barreiro. Ela se apresentará com o coral “Vozes” é composto por 20 estudantes entre 6 e 11 anos. “Nossa escola já têm um histórico de coral. São oito anos com muitas apresentações em reuniões e fóruns. Tentamos manter essa atividade porque sabemos que as crianças gostam e têm uma participação efetiva nos ensaios. O foco principal da gente é a alegria das crianças”, diz a vice-diretora Maria de Fátima dos Santos Cardoso. 


A coordenadora do Programa Escola Integrada (PEI) na unidade destaca a ansiedade e o envolvimento dos alunos com a iniciativa. “As crianças ficam ansiosas. Elas são muito animadas, querem ensaiar todos os dias e são muito detalhistas, completa.

 

A Escola Municipal Júlia Paraíso, na região da Pampulha, também participará do evento. Veterana em apresentações musicais promovidas pela Smed, a escola vai participar com 20 alunos, entre 6 e 12 anos. “É muito emocionante ver as crianças participando desse tipo de apresentação de canto. Este ano, então, pelo local escolhido estamos com a expectativa muito boa de que as apresentações serão superadas em qualidade. Além disso, teremos muitas escolas juntas. Será lindo”, comenta entusiasmada, a diretora da escola, Maria Aparecida Melo Faria.

 

A coordenadora do PEI na Escola Municipal Senador Levindo Coelho, Mariana Gonçalves Pereira Oliveira de Freitas, ressalta a importância desse trabalho. “É muito mais do que ensaiar para fazer uma apresentação. Quando aceitamos o desafio de participar da Cantata, começamos a instigar a curiosidade das crianças. Os meninos estão muito felizes, vai ser uma vivência para lembrar o resto da vida”, explica. O coral da escola tem 20 crianças entre 8 e 10 anos.

 

Homenagem à cidade

As sete músicas integrantes da Cantata foram escolhidas a partir do repertório do Clube da Esquina e são fruto de uma pesquisa musical sobre Belo Horizonte. De acordo com o professor da Diretoria de Educação Integral da Smed, Welington Ramos Guimarães, escolher as músicas não foi tarefa fácil devido ao grande leque de belas composições desse movimento musical. “Para a apresentação do dia 25 de setembro, foi criado um repertório comum para as escolas. Selecionar sete músicas entre as trinta e quatro apresentadas foi uma tarefa difícil”, lembra.

 

Ensaio geral

Na última semana, todos os corais envolvidos estiveram juntos para um ensaio geral do espetáculo. Desde então, os grupos se preparam tendo como referência uma gravação instrumental feita na ocasião. Dessa forma, todos os corais treinam de acordo com a mesma base musical.


 

Agenda: Cantata de Primavera 2017

Dia : 25/09/2017, segunda-feira.

Horários:  às 9h30 e às 14h.

Local: Sala Minas Gerais (Rua Tenente Brito Melo, 1.090 - Barro Preto, Belo Horizonte - MG).