Pular para o conteúdo principal

Saúde de Belo Horizonte conquista prêmio nacional
Foto: Divulgação/PBH

Saúde de Belo Horizonte conquista prêmio nacional

criado em - atualizado em

Belo Horizonte conquistou o primeiro lugar no Ranking Connected Smart Cities 2021, na categoria Saúde. A cidade foi reconhecida, entre outros fatores, por oferecer aos habitantes um elevado número de leitos nos hospitais da cidade. Atualmente, a capital conta com 4,59 leitos para cada 1 mil habitantes. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o recomendado é de 2 a 5 leitos por 1 mil habitantes. 

 

Além disso, Belo Horizonte conta com 670 médicos para cada 100 mil habitantes e oferece serviços aos cidadãos, como agendamento on-line de consultas na rede pública de saúde, o que proporciona mais rapidez e comodidade ao cidadão. O investimento per capita em Saúde é de R$ 1,4 mil, um dos maiores do país. 

 

No monitoramento, criado pela equipe da Necta e Urban Systems, foram analisadas 677 cidades com mais de 50 mil habitantes. Belo Horizonte foi ranqueada como a cidade mais inteligente e conectada, de acordo com nove indicadores no eixo Saúde. 

 

A solenidade de entrega do prêmio foi realizada em São Paulo, na manhã desta quarta-feira, dia 1º de setembro. A Prefeitura de Belo Horizonte e a Secretaria Municipal de Saúde foram representadas pela presidente do Grupo de Inovação em Saúde, Jomara Alves. 

 

"Essa premiação reconhece o esforço e o investimento que a atual gestão do município de Belo Horizonte tem realizado na modernização e melhoria da prestação dos serviços públicos de saúde na capital, o que o coloca na vanguarda das políticas públicas de saúde no Brasil", disse. 

 

Prêmio 

 

A edição 2021 do Ranking Connected Smart Cities, desenvolvido pela Urban Systems, mapeou todas as cidades com mais de 50 mil habitantes com o objetivo de definir os municípios com maior potencial de desenvolvimento do Brasil, em 11 diferentes eixos, quais sejam, economia, educação, saúde, empreendedorismo, meio ambiente, urbanismo, mobilidade, segurança, energia, governança, tecnologia e inovação. 

 

A plataforma Connected Smart Cities é um projeto que envolve empresas, entidades e governos e tem por missão encontrar experiências de inovação para cidades mais inteligentes e conectadas, sejam elas pequenas ou megacidades.

 

Destaque também em Tecnologia e Inovação 

 

Além do primeiro lugar no eixo Saúde, o município de Belo Horizonte também foi reconhecido como segundo colocado no eixo de Tecnologia e Inovação, em indicadores que contemplam diversas áreas, desde governo digital, até conectividade e economia tecnológica.