Pular para o conteúdo principal

Sala Mineira do Empreendedor lança programação com ações no Mês do MEI
Foto: Tiago Penna

Sala Mineira do Empreendedor lança programação no Mês do MEI

criado em - atualizado em

A Sala Mineira do Empreendedor está com inscrições abertas para cursos e palestras gratuitos ao longo do mês de maio, quando se celebra o Mês do MEI. O programa realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Sebrae Minas, contará com uma programação especial para os microempreendedores individuais e para aqueles que desejam abrir ou formalizar o negócio.

 

Os interessados podem se inscrever para palestras e oficinas que serão realizadas presencialmente no BH Resolve e também em formato itinerante, em ações da Sala Mineira do Empreendedor que levam os serviços a diferentes territórios da capital. Confira abaixo a programação completa e os links para as inscrições.

 

Programação de atividades no BH Resolve (Rua dos Caetés, 342 - Centro)

03/05 - Oficina Como Ser MEI na Prática

14h – 16h

Objetivo: Esclarecer aos potenciais empresários, que tenham uma ideia de negócio ou que já possuam experiência com trabalho por conta própria, as principais obrigações e benefícios de se tornar um microempreendedor individual.

Acesse

 

 

16/05 - Palestra MEI - Novo Sistema de Emissão de Nota Fiscal de Serviços

14h – 15h30

Objetivo: O Sistema Nacional da Nota Fiscal de Serviço eletrônica (NFS-e) visa a regulamentação de um padrão nacional para emissão de NFS-e. Com isso, ainda em 2023, o sistema municipal (BHISS) não estará mais disponível para os MEIs emitirem nota fiscal. Esta palestra abordará o uso do novo sistema.

Acesse

 

 

23/05 - Oficina Como Ser MEI na Prática

14h – 16h

Objetivo: Esclarecer aos potenciais empresários, que tenham uma ideia de negócio ou que já possuam experiência com trabalho por conta própria, as principais obrigações e benefícios de se tornar um microempreendedor individual.

Acesse

 

 

24/05 - Palestra e-Commerce - Saiba como Montar sua Loja Virtual

14h – 15h30

Objetivo: Sensibilizar empresários das MPEs e empreendedores para a importância do planejamento na abertura de uma loja virtual.

Acesse

 

 

25/05 - Palestra - Orientação para Empreendimentos de Alimentação

14h – 15h30

Objetivo: Presença de especialistas da Prefeitura de Belo Horizonte para auxiliar os empreendedores sobre as demandas de solicitação de alvará da Vigilância Sanitária para exercício das atividades.

Acesse

 

 

30/05 - Oficina ELA PODE - Autoconhecimento + Autoconfiança e Liderança

13h30 – 17h30

Objetivo: Um programa totalmente gratuito e exclusivo para mulheres, realizado em todo o Brasil pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, que tem como objetivo apoiar as mulheres a conquistarem um emprego ou desenvolverem seu próprio negócio. Nesta oficina as alunas aprenderão sobre autoconhecimento e sua importância, além de identificar os pontos fortes e potencializá-los e entenderem a diferença entre emoções e sentimentos e refletirem sobre os valores pessoais.

Acesse

 

 

31/05 - Oficina ELA PODE - Empreendedorismo + Finanças Pessoais  

13h30 – 17h30

Objetivo: Um programa totalmente gratuito e exclusivo para mulheres, realizado em todo o Brasil pelo Instituto Rede Mulher Empreendedora, que tem como objetivo apoiar as mulheres a conquistarem um emprego ou desenvolverem seu próprio negócio. Nesta oficina as alunas conhecerão o que é empreendedorismo, quais são as formas de se empreender, como identificar os talentos e as necessidades do mercado, como transformar uma ideia em negócio, além de aprender a utilizar a ferramenta CANVAS.

Acesse

Programação itinerante

Casa do Empreendedor - Via shopping (Av. Afonso Vaz de Melo, 640, 2° andar - Barreiro):

 

22 e 23/05 - Atendimento espontâneo 

10h – 17h

Atendimento da Sala Mineira: MEI, Nota Fiscal, Regularização de dívidas, Abertura e Baixa.

 

 

22/05 - Palestra - Aprenda a planejar as estratégias de crescimento do seu negócio

14h – 15h30

Objetivo: O crescimento sustentável de uma empresa se relaciona com uma gestão eficiente dos recursos internos da organização para se manter ativa.

Acesse

 

 

Colégio Helena Bicalho (Rua Moacyr Froes, 83 - São João Batista):

 

24 e 25/05 - Atendimento espontâneo

12h00 – 17h00

Atendimento da Sala Mineira: MEI, Nota Fiscal, Regularização de dívidas, Abertura e Baixa;

Atendimento contábil: desenquadramento, abertura de ME e EPP, contratação de funcionários, migração tributária e compras/vendas de outro Estado (diferença de alíquota);

Atendimento Jurídico: contrato de parceria e prestação de serviço, contratação de funcionário, registro de marcas.

 

 

25/05 - Palestra - Como formar o preço de Venda

18h30 – 20h00

Objetivo: Uma dúvida frequente que muitos empreendedores têm é saber se o preço de venda é justo e competitivo. Nesta palestra serão abordados pontos que devem ser levados em consideração na hora de se calcular o preço de venda de produtos e serviços, principalmente para aqueles que estão iniciando um negócio.

Acesse