Pular para o conteúdo principal

Sábado letivo teve Festa da Família e presença da Guarda Municipal nas escolas
Foto: Divulgação/PBH

Sábado letivo teve Festa da Família e presença da Guarda Municipal nas escolas

criado em - atualizado em

Entre as ações voltadas para o reforço da sensação de segurança nas escolas de rede municipal de Belo Horizonte, a  Guarda Civil Municipal garantiu o patrulhamento preventivo das 87 unidades que tiveram dia letivo nesse sábado (15). Além das atividades pedagógicas, algumas escolas promoveram a Festa da Família, momento em que os agentes aproveitaram para alertar não somente os alunos, mas também os pais, sobre a importância de não alimentar a cultura do pânico e de combater a disseminação de notícias falsas no ambiente escolar.

De acordo com a coordenadora da Inspetoria de Ações Preventivas (INAP) da Guarda Municipal, Abigail Catarino, todas as oportunidades de falar diretamente com as famílias têm sido aproveitadas para explicar as medidas preventivas que estão sendo adotadas pela Guarda Municipal, visando manter o clima de tranquilidade nas unidades de ensino. Nesse sábado, ela esteve na Escola Municipal Agenor Alves de Carvalho, no bairro Nazaré, na regional Nordeste, onde alertou os pais sobre a importância de acompanhar a rotina dos filhos, verificar que redes sociais eles acessam, e estar atentos a mudanças de comportamento. 

O clima festivo podia ser notado desde o momento da chegada, para quem esteve ontem na Escola Municipal Emídio Berutto, do bairro Santa Inês, na regional Leste. No local, a Banda da Guarda Municipal fez uma apresentação especial para comemorar os 70 anos da escola, executando um repertório que garantiu momentos de descontração e arrancou aplausos do público.

A PBH reforça as dicas de segurança e proteção que orientam os pais, mães ou responsáveis a conferir diariamente a mochila dos filhos, para evitar que levem para a escola qualquer tipo de arma ou objeto que possa ferir alguém ou a si próprio. Cabe às famílias ou responsáveis tranquilizar os filhos, informando-os sobre todas as medidas que foram adotadas para garantir que estejam em segurança na escola. Qualquer anormalidade ou presença de pessoas em atitude suspeita, seja dentro ou nas imediações da escola, deve ser comunicada à direção da escola.