Pular para o conteúdo principal

Rua do Respeito reúne serviços para a população em situação de rua

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte estará presente em mais uma edição da Rua do Respeito, evento que oferece atendimento odontológico, exames básicos de saúde, orientação jurídica e assistencial, entre outros serviços para a população em situação de rua. A atividade, organizada pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) será realizada nesta terça-feira, dia 18, das 8 às 16 horas, embaixo do Viaduto de Santa Tereza.


Esta é a sexta edição da atividade. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, unidade responsável pela oferta de serviços socioassistencias ao público do evento, vai orientar a população sobre os serviços oferecidos pela PBH, como o acesso às unidades de acolhimento instrucional e à alimentação gratuita nos restaurantes populares. Também estarão disponíveis informações sobre os serviços disponíveis nos centros de referência para a população em situação de rua.


Atuação municipal


Além das nove unidades de acolhimento institucional (abrigos, repúblicas e albergues) que totalizam cerca de mil vagas, a Prefeitura de Belo Horizonte mantém 2 centros de referência da População em Situação de Rua em funcionamento, um no Barro Preto e outro no Floresta.


As duas unidades oferecem atendimento socioassistencial, espaço adequado para higienização pessoal e guarda-volumes. Os centros de referência também promovem oficinas socioeducativas e disponibilizam telecentro para cerca de 200 pessoas por dia.


 A Prefeitura dispõe, ainda, do Serviço Especializado em Abordagem Social. As equipes realizam abordagens nos turnos da manhã, tarde e noite, nas nove regionais da cidade. A proposta é construir um vínculo de confiança com as pessoas em situação de rua e encaminhá-las para a rede de serviços municipais. De janeiro a maio deste ano, foram realizadas 16.556 abordagens.