14 Maio 2024 -
A mostra “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas”, desenvolvida pelo Museu da Imagem e do Som (MIS BH), apresenta a trajetória da primeira emissora de televisão do Estado, reunindo fotografias, depoimentos, objetos e registros audiovisuais, em que são retratados o contexto histórico, artístico e de comunicação da TV. A exposição, que ficou em cartaz por mais de dois anos no MIS BH e circulou pelos Centros Culturais municipais, chega agora à Rodoviária de Belo Horizonte, no centro da Capital Mineira. Com realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com a Terminais BH, a mostra será inaugurada nesta quinta-feira (16) e permanecerá em cartaz no segundo andar da Rodoviária por três meses. A entrada é gratuita.
A mostra “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas” apresenta os personagens e personalidades da época da TV Itacolomi por meio de totens em tamanho real retirados de fotografias que remontam à história da TV Itacolomi, com cenas de seus bastidores, estúdios, cenários, gravações de programas, artistas, técnicos, equipamentos e eventos da emissora. Também são exibidas entrevistas com apresentadores, técnicos, diretores e atores da extinta TV, gravadas dentro do projeto de História Oral “40 anos da TV Itacolomi”, em 1995. Este projeto deixou como legado um amplo material de pesquisa sobre a TV, além da compilação de clippings, vinhetas e souvenirs com a marca da Itacolomi. Contribui para enriquecer este cenário a disponibilidade de equipamentos de produção televisiva contemporâneos ao período de atuação da TV Itacolomi em Belo Horizonte, pertencentes ao MIS-BH, que enriquecem a exposição ajudando a contar como se dava o processo de realização audiovisual na TV durante aquele período.
A história da TV Itacolomi é marcada pelo pioneirismo em diversas frentes. Em termos tecnológicos, foi considerada à época de seu surgimento, na década de 1950, uma das emissoras mais modernas da América Latina. Sua cobertura jornalística inovou na maneira de tratar diversos assuntos, da política à cultura, do esporte ao entretenimento, e ainda por criar formatos inovadores, a exemplo da revista eletrônica, realizada por meio do programa “A Noite na Guanabara”. Foi também responsável pelas primeiras transmissões ao vivo de jogos de futebol em Minas Gerais e por introduzir programação no horário da manhã, as demais transmissões no Brasil começavam a operar no período da tarde.
Exposição virtual
A exposição “TV Itacolomi – A Pioneira de Minas” também pode ser vista de maneira virtual no Portal Belo Horizonte. De forma interativa, a mostra é apresentada no formato de 360°, através de um sistema de captura de imagens que faz com que o espectador se sinta dentro do Museu da Imagem e do Som – MIS BH. O público tem a oportunidade de assistir aos vídeos presentes na mostra e ver os acervos com legendas que contextualizam cada imagem e peça apresentadas. As visitas virtuais podem ser acessadas de qualquer dispositivo eletrônico conectado à internet – como computadores, celulares e tablets –, 24 horas por dia, todos os dias da semana.