Pular para o conteúdo principal

Revitalizadas, praças são opção cotidiana de lazer para moradores da capital
Foto: Sudecap/Divulgação

Revitalizadas, praças são opção cotidiana de lazer para moradores da capital

criado em - atualizado em

O trabalho de conservação das praças da cidade se manteve durante esses quase dois anos de controle mais severo da pandemia do Covid-19 e agora, com a flexibilização dos protocolos, a população de Belo Horizonte pode contar com locais mais agradáveis e seguros para o lazer, prática de exercícios e socialização ao ar livre. São 806 praças em que os serviços de manutenção são supervisionados pelas Gerências Regionais de Manutenção da Sudecap e, incluindo os serviços de manutenção das árvores da cidade, o investimento na conservação e limpeza das praças, jardins e canteiros centrais nos dois últimos anos foi de aproximadamente R$ 40 milhões.

 

No geral, são realizados serviços de limpeza, irrigação, podas de árvores e arbustos, recuperação e pinturas de pisos, colocação de bancos e lixeiras, roçagem dos gramados, paisagismo e gramação, além de melhorias na acessibilidade, de acordo com a necessidade apresentada em cada espaço. Além dessas manutenções cotidianas, podem existir reformas pontuais, como as realizadas na praça Marco Antônio de Menezes, a conhecida praça do Grota, na região Leste, e a praça Leonardo Gutierrez, região Oeste. O empenho da Sudecap é também a conservação das praças distribuídas nas nove regionais do município, fazendo delas locais de convivência e lazer para moradores de bairros fora dos convencionais circuitos turísticos da cidade.

 

Nas Regionais

 

Na região Leste, por exemplo, a histórica praça Duque de Caxias, em Santa Tereza, passa diariamente por serviços de limpeza dos canteiros, varrição do piso e manutenção do sistema de irrigação. Vale destacar também a praça Cajuri, localizada em ponto central do bairro Santa Inês. Próxima à Escola Municipal Emídio Berutto e, portanto, com um fluxo intenso de famílias, a praça Cajuri recebeu intervenção própria no final do ano passado: foram recuperados bancos e cordões dos jardins, além dos pilares, caibros e jardineiras que compõem o pergolado central. O trabalho de mosaico nas jardineiras deu mais alegria ao espaço, recurso estético utilizado também na praça Nilo Peçanha, no bairro Sagrada Família.

 

Na região Norte, os moradores dos bairros Campo Alegre, Planalto e Vila Clóris contaram com a revitalização de duas praças próximas: a praça da Peteca e a Alexandre Gusmão, ambas localizadas na rua Bacuraus. Junto às intervenções de rotina, a Sudecap também executou a recuperação de bancos, mesas de jogos e recuperação das escadas nos dois espaços e, especialmente na praça da Peteca, o tratamento do piso da quadra e a pintura nova proporcionaram mais qualidade à prática do esporte que conta até com campeonato organizado entre os moradores.

 

“As manutenções rotineiras trazem benefícios que fazem diferença para os frequentadores das praças, garantido mais bem-estar e segurança. É dever do Poder Público dar suporte às áreas de lazer, mas também contamos com a ajuda dos moradores na conservação e bom uso dos locais”, afirma o superintendente da Sudecap, Henrique Castilho.