Pular para o conteúdo principal

Arte de divulgação da APCBH.
Arte Divulgação

Revista Eletrônica do Arquivo Público prorroga prazo para recebimento de artigos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte prorrogou até 30 de agosto o prazo para o recebimento de artigos da 9ª edição da Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (REAPCBH). A publicação é um periódico científico anual e tem o objetivo de estimular a pesquisa e a reflexão científica sobre Belo Horizonte, bem como sobre o campo de estudos arquivísticos, além de divulgar acervos documentais de diversas instituições. Os interessados em publicar nesta edição da revista podem submeter seus artigos para avaliação com o envio de um e-mail para reapcbh.fmc@pbh.gov.br.

 

Na próxima edição será feita a publicação do Dossiê “Territórios em festa: apropriações culturais do espaço urbano”. Serão aceitos artigos que abordam festas tradicionais como o carnaval, as festas juninas, as festividades religiosas e as festas relacionadas às culturas estrangeiras, bem como os festivais e as manifestações culturais dedicadas à música, à arte e à dança que acontecem em Belo Horizonte. Espera-se que os artigos apresentem de forma clara e objetiva sua metodologia e suas fontes de pesquisa. Os textos devem estar de acordo com as normas editoriais da revista, atendendo a orientações como o ineditismo e o enquadramento na temática da edição. As normas completas podem ser consultadas no Portal da Prefeitura, onde também estão disponíveis edições anteriores da publicação. A 9ª edição da Revista está prevista para ser publicada em dezembro de 2022.

 

Para além do dossiê temático, esta edição da revista também aceitará artigos que tratem de outros temas referentes à cidade, respeitando o perfil das edições anteriores. A REAPCBH tem caráter científico e divulga artigos que tratam de Belo Horizonte, assim como propostas pedagógicas na seção “O Arquivo na Sala de Aula”, que tem o objetivo de incentivar o trabalho com documentos de arquivo por professores e estudantes com fins didáticos.

 

A seleção dos artigos passará pela avaliação de especialistas nos temas abordados pelos textos, além da avaliação da equipe editorial da revista. Os direitos autorais dos trabalhos publicados no periódico continuarão pertencendo aos respectivos autores e, por se tratar de uma revista sem fins lucrativos, os autores não são remunerados pela publicação. A REAPCBH (ISSN: 2357‐8513) é indexada e possui classificação Qualis B5, publicando artigos de graduandos a doutores.

 

Sobre o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte

 

Gerido pela Fundação Municipal de Cultura, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) é o órgão da Prefeitura responsável pela gestão, guarda, preservação e acesso aos documentos produzidos ou recebidos pelo poder executivo municipal. Criada em 1991, a instituição cuida também de parte do acervo da Câmara Municipal de Belo Horizonte e de documentos privados de interesse da população belo-horizontina. No APCBH encontram-se documentos textuais, revistas, mapas, plantas, projetos arquitetônicos, cartazes, fotografias, filmes, registros sonoros, dentre outros. Em sua sede, há também uma biblioteca voltada para a história da cidade.

 

Compõem o acervo do APCBH coleções e fundos que apresentam uma enorme variedade de informações sobre a cidade. Há documentos sobre o processo de criação da capital mineira, fotografias produzidas pela Assessoria de Comunicação da PBH desde 1950, documentos oriundos da antiga Secretaria Municipal da Fazenda (1891-1989) – tais como dívidas públicas, recolhimentos de impostos sobre profissões e pagamentos de serviços ligados às mais diferentes atividades desenvolvidas na cidade –, e um grande acervo de projetos arquitetônicos da cidade. O APCBH abriga hoje um volume documental de cerca de 1,5 mil metros lineares de documentos textuais e 1,2 milhão de itens documentais, dentre fotografias, fitas de vídeo, cartazes, revistas, plantas, mapas, dentre outros.