Pular para o conteúdo principal

Foto de ônibus

Reuniões das Comissões Regionais de Transporte e Trânsito serão on-line

02/02/2021 | 16:13 | atualizado em 02/02/2021 | 16:16

As reuniões das Comissões Regionais de Transporte e Trânsito (CRTTs) recomeçam nesta semana de forma virtual, em função das medidas de prevenção de contágio do novo Coronavírus. Até o próximo dia 22, moradores poderão participar e discutir o transporte e trânsito em todas as nove regionais de Belo Horizonte. Para isso, é necessário fazer inscrição antecipada. Os formulários serão disponibilizados no portal da Prefeitura de Belo Horizonte, até as 18h do dia anterior à data da reunião. Serão 100 vagas. Os membros das CRTTs têm vagas garantidas e não precisam se inscrever.


A primeira reunião aconteceu nessa segunda-feira (1º), na CRTT Regional Pampulha e contou com mais de 30 participantes. A agenda das demais é a seguinte:

Para a realização das Reuniões da CRTT será utilizada a plataforma Zoom.

 

O que é CRTT

A Comissão Regional de Transporte e Trânsito é o espaço de participação popular da Prefeitura de Belo Horizonte. É um fórum democrático para discussão das questões sobre transporte público, trânsito e planejamento urbano em cada uma das nove regionais da capital.

A CRTT assegura ao cidadão o acesso à informação, participação no debate, sugestão de demandas, implantação e desenvolvimento de políticas públicas de transportes e trânsito. Seus representantes são eleitos pela comunidade local.

Nas reuniões ordinárias, o cidadão é atualizado sobre o andamento das demandas, realiza treinamentos, acompanha apresentações de propostas sobre transportes e trânsito, além de serem atualizados sobre as ações da BHTrans. Todos os moradores podem participar e têm direito a voz, mas somente os representantes eleitos podem votar.

 

Balanço 2017/2020

Entre 31 de julho de 2017, data da posse dos membros, até 16 de outubro de 2020, foram realizadas 200 reuniões ordinárias, sendo 22 para cada regional e duas reuniões gerais para balanço. Também foram realizadas 285 reuniões extraordinárias. Foram apresentadas 3.562 demandas às CRTTs, sendo que 84% delas já foram analisadas e encerradas.

As demandas encerradas são aquelas cujas análises foram feitas pela BHTrans e as respostas informadas ao CRTT, seja após orientação, indeferimento ou implantação de projeto de transporte e/ou trânsito.

Entre as demandas e projetos discutidos nas reuniões da CRTT foram implantados 1.018 projetos operacionais e 13 novas linhas de ônibus. Entre as implantações foram realizadas melhorias de sinalização viária, novas faixas de pedestres e redutores de velocidade. O passo a passo abaixo explica o funcionamento das reuniões e como fazer a inscrição:
 

Panfleto da BHTrans