24 Maio 2024 -
A Prefeitura de Belo Horizonte realizou, nesta quinta-feira (23), a 3ª reunião ordinária de 2024 do Conselho Municipal de Mobilidade Urbana, o Comurb. O conselho é presidido pelo superintendente de mobilidade do município, André Dantas, e a reunião contou com a presença de conselheiros representantes do Executivo, setor técnico e da sociedade civil.
A reunião, virtual, deu seguimento à apresentação do Balanço 2023 dos indicadores de desempenho para monitoramento e a avaliação do Plano Diretor de Mobilidade Urbana de Belo Horizonte (PlanMob-BH). O diretor de Projetos Estratégicos e Inovação da Superintendência de Mobilidade Urbana do Município de Belo Horizonte (Sumob), Rafael Murta, apresentou os resultados de três indicadores: cidade sustentável, acessibilidade universal e gestão, fiscalização e operação. Na 2ª reunião, em março deste ano, foram avaliados indicadores de outros cinco eixos: mobilidade ativa, mobilidade coletiva, circulação calma, mobilidade individual motorizada e logística urbana.
Rafael Murta destacou alguns indicadores como o percentual de acessibilidade nos ônibus do transporte coletivo, com 100% da frota acessível. O diretor ressaltou que ações de fiscalizações, como as da política de tolerância zero, contribuem para manter os ônibus em condições adequadas. “Nós temos trabalhado em novos projetos, novas ações e aprimorando fiscalizações para que os indicadores sejam os melhores possíveis”, evidenciou Rafael. Para o superintendente André Dantas a reunião foi muito positiva. “Todos estavam muito engajados em fortalecer os indicadores, em sugerir melhorias para o transporte e buscar soluções para a mobilidade de Belo Horizonte”, concluiu André.
Comurb
Instituído pela Lei Municipal nº 11.181, de 8 de agosto de 2019, o Comurb é uma instância colegiada de participação popular, de caráter consultivo e propositivo. Entre as atribuições está a definição de indicadores de desempenho para o monitoramento e a avaliação do Plano de Mobilidade de Belo Horizonte, o PlanMob-BH. Além disso, o Comurb avalia os investimentos em mobilidade e emite parecer sobre as propostas de alterações no mapa de classificação de calçadas, no mapa da rede cicloviária e na rede estruturante de transporte coletivo.