Pular para o conteúdo principal

Retomada do Caminhar nas Pistas chega à região da Pampulha nesta sexta-feira
Foto: Divulgação/PBH

Retomada do Caminhar nas Pistas chega à região da Pampulha nesta sexta-feira

criado em - atualizado em

A retomada presencial do programa Caminhar prossegue nesta sexta-feira, dia 3, com a ação do Caminhar nas Pistas na avenida Otacílio Negrão de Lima, próximo ao número 15.564 – no Mirante do Biguá, em frente ao Pampulha Iate Clube, na região da Pampulha. 

O estande do programa estará montado para atendimento ao público das 7h às 9h30.  Desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, o Caminhar esteve com as ações presenciais suspensas por 20 meses em função da pandemia de Covid-19. 

As ações do Caminhar nas Pistas foram retomadas em 26 de novembro, no estande da av. Silva Lobo (Oeste), e prosseguiram com os trabalhos de 29 de novembro na av. Bernardo Vasconcellos (Noroeste).  

Com o Caminhar nas Pistas, os praticantes de caminhada da capital podem ter acesso periodicamente a testes de aptidão física e a orientações sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas. 

Os usuários de uma mesma pista podem usufruir desse serviço a cada duas semanas. A equipe, que é composta por profissionais e estagiários de educação física, atende em locais de grande movimentação de praticantes de caminhada, em tendas montadas e devidamente equipadas para um acompanhamento qualificado. 

O serviço oferecido é composto de avaliação física e orientação sobre atividade física. Os profissionais analisam os dados e fornecem orientações individualizadas sobre a forma mais segura e proveitosa de praticar a caminhada. 

No primeiro atendimento são realizados o cadastro, avaliação da pressão arterial e composição corporal. Em todos os encontros posteriores há o monitoramento da pressão arterial e do nível de atividade física, o que possibilita a reavaliação constante e o acompanhamento da evolução dos resultados. 

Os dados dos testes e avaliações dos cadastrados são armazenados a fim de manter o histórico e poder realizar um monitoramento mais preciso e continuado dos participantes do programa. 

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer desenvolve o programa Caminhar com o objetivo de estimular a prática de atividades físicas e promover a saúde. 

Antes da pandemia, o atendimento do Caminhar nas Pistas ocorria durante todo o ano, de segunda a sexta-feira, entre 7h e 9h30, em nove pistas de caminhada da cidade, uma em cada regional.  A retomada do programa será feita gradualmente. 

Até o fim do ano, o programa será realizado em quatro pistas: 

Regional Pampulha - Av Otacilio Negrão de Lima - 3/12 e 17/12
Regional Centro-sul - Barragem Santa Lúcia - 6/12
Regional Oeste - Av Silva Lobo - 10/12
Regional Noroeste - Av. Bernardo Vasconcelos - 13/12