Pular para o conteúdo principal

Retirada de credenciais de ambulantes para o carnaval termina neste sábado (4)
Foto: Bruno Figueiredo/PBH

Retirada de credenciais de ambulantes para o carnaval termina neste sábado (4)

criado em - atualizado em

Segue até este sábado (4) a retirada de credenciais dos vendedores ambulantes que se cadastraram para trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte 2023. A entrega é feita das 8h às 17h na Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Carangola, 288, bairro Santo Antônio. A expectativa entre os ambulantes que já retiraram o documento é de bons negócios durante a folia. 

Neste ano, o cadastro de ambulantes bateu o recorde de 16.117 pessoas,  maior número da história da folia na capital. Os dados são do Observatório do Turismo de Belo Horizonte, órgão da Belotur. O investimento médio dos trabalhadores na compra de mercadorias será de R$1,8 mil e eles esperam faturar R$4,5 mil com as vendas.

Rosilene Pereira foi uma das pessoas que já buscou a credencial. É a quinta vez que ela se inscreve para trabalhar no Carnaval de Belo Horizonte. "Todo ano eu tenho um retorno bacana, que me ajuda nas despesas de casa. Este ano, com o dinheiro que eu ganhar, quero pagar as minhas contas, fazer uma boa compra de alimentos e comprar uma televisão e um sofá", disse.

Ramon Brasileiro também já se cadastrou outras vezes e disse ter achado mais simples o processo de cadastro este ano. "Foi mais tranquila a forma de pedir a credencial, isso ajudou muito. O carnaval é a melhor época para ganhar dinheiro como ambulante. A gente trabalha todo dia na rua e não consegue fazer nem um terço do que faz durante a festa", explica.  

Para fazer a retirada da credencial é necessário apresentar um documento original com foto. O atendimento será realizado por ordem de chegada e as credenciais estão separadas em ordem alfabética, considerando o nome social cadastrado. 

Se o cadastrado não puder comparecer, ele poderá solicitar que outra pessoa busque a credencial. Para isso, o representante deverá levar uma procuração original (não precisa ser autenticada) acompanhada do seu documento de identidade original com foto. Ele também deverá portar o documento de identidade com foto original do credenciado e uma cópia simples do mesmo.

A credencial é pessoal e intransferível e dá ao ambulante o direito de comercializar bebidas e adereços carnavalescos entre os dias 4 e 26 de fevereiro nos desfiles dos Blocos de Rua. Junto com o documento, os trabalhadores recebem um material com orientações sobre as regras para atividade comercial durante a folia, dicas de segurança, campanhas educativas como “Carnaval é na lata”, proibição do trabalho infantil, instruções sobre descarte de lixo, entre outras. 

Os vendedores ambulantes estão proibidos de vender alimentos, bebidas em garrafas de vidro e fracionadas (em doses). É também vedada a comercialização de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Durante todo o período de trabalho, eles devem usar a credencial em local visível e portar um documento de identificação com foto. Não haverá emissão de segunda via da credencial. O descumprimento destas e outras regras previstas no regulamento pode levar à perda do direito à comercialização. 

Carnaval 2023

A edição deste ano do Carnaval de Belo Horizonte está confirmada e já tem o período oficial divulgado: 4 a 26 de fevereiro. O evento momesco é um dos principais produtos turísticos da cidade e do estado. Para além da importância cultural e de entretenimento, a festa gera emprego e renda para vários setores da sociedade. A folia na cidade é organizada de maneira espontânea e um dos principais atrativos é a essência democrática e plural. Na última edição, realizada em 2020, o carnaval teve 4,45 milhões de foliões circulando na cidade. A expectativa para esta edição é que 5 milhões de foliões encham as ruas da capital mineira de cores, diversidade e alegria.

Serviço:

Retirada de credenciais para ambulantes do Carnaval de Belo Horizonte


Data: até 4 de fevereiro 
Local: Secretaria Municipal de Educação - Rua Carangola 288, Bairro Santo Antônio
Horário: 08h às 17h
Como chegar: ônibus - 2151 / 5102 / 9103