Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Residência artística CRDançaBH abre inscrições para artistas de BH e região

criado em - atualizado em

Artistas e coletivos de Belo Horizonte e Região Metropolitana, que tenham a dança como foco do trabalho, poderão se inscrever gratuitamente para a 2ª edição da Residência artística CRDançaBH. O cadastro estará disponível, de 10 a 21 de março, através de formulário no site www.circuitomunicipaldecultura.com.br. Com o conceito Corpo-Território, a imersão abre espaço para as possibilidades criativas da dança em confluência com outras áreas artísticas - como performance, artes visuais e audiovisual.  

A atividade é uma construção conjunta entre o Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte (CRDançaBH) e o Cine Santa Tereza, realizada pelo Circuito Municipal de Cultura em parceria com o Goethe-Institut. O Circuito Municipal de Cultura é um projeto estratégico da Prefeitura de Belo Horizonte, promovido por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), em parceria com o Centro de Intercâmbio e Referência Cultural (CIRC). 

Ao todo, a Residência contará com 20 encontros presenciais, que acontecerão no espaço do CRDançaBH, localizado no subsolo do Teatro Marília (av. Prof. Alfredo Balena, 586, Santa Efigênia). Os encontros ocorrerão de 31 de março a 7 de junho de 2022, sempre às terças e quintas-feiras, das 9h às 12h. Os residentes terão como tutor o coreógrafo e diretor Gladstone Navarro, além de encontros (dois virtuais e um presencial) com três artistas provocadores: muSa Michelle Mattiuzzi e Benjamin Abras. Já no audiovisual, haverá uma oficina ministrada pelas fundadoras da Renca Produções, Denise dos Santos, Gabriela Matos e Natalie Matos, além da realização de uma mostra de curtas-metragens, exibida no Terça da Dança, no Teatro Marília.

O processo seletivo será feito por comissão formada por representantes do CRDançaBH, do Circuito Municipal de Cultura e pelo tutor da Residência, e levará em conta a trajetória, a motivação e o potencial multiplicador do candidato. As propostas artísticas selecionadas receberão um cachê artístico no valor bruto de R$1 mil. O resultado da seleção será divulgado no site e nas redes do Circuito Municipal de Cultura (www.circuitomunicipaldecultura.com.br) no próximo dia 25.

Conceito corpo-território 

Para a segunda edição da Residência, garantindo um espaço de interlocução e de criação coletiva, o tema escolhido leva em conta que a identidade se faz a partir do território, que também se constrói pela forma como percebemos e somos percebidos a partir de nossos corpos. 
    
De acordo com a diretora de Promoção das Artes da Fundação Municipal de Cultura, Aline Vila Real, a segunda edição da Residência “garante a continuidade de uma ação importante de intercâmbio cultural, conectando artistas mineiros a profissionais que vêm experimentando seus trabalhos em outros territórios, como África, Alemanha e França, e abre ainda mais as fronteiras para que Belo Horizonte seja reconhecida como uma capital cultural, pulsante e com um enorme ativo a ser trabalhado e valorizado.”
 
A ação dá seguimento às ações regulares de difusão e promoção já realizadas pelo CRDançaBH, como o projeto Terça da Dança, dando ênfase ao fomento, à criação e à pesquisa. O objetivo é impulsionar o exercício criativo, tendo como pilares a transversalidade e a interlocução. 

Sobre o CRDançaBH 

O Centro de Referência da Dança de Belo Horizonte é um espaço de apoio, acolhimento e convívio da comunidade da dança na capital mineira. Tem como objetivo promover as diversas danças na atualidade, dialogar com a cidade e criar pontes entre artistas, instituições e equipamentos culturais, de forma transversal e democrática. Sob a responsabilidade da FMC, e em diálogo com a sociedade civil, o CRDançaBH busca estabelecer estratégias e planos de ação para o desenvolvimento da cadeia produtiva do setor da dança, ampliando as discussões sobre políticas culturais, formação de público e fomento, além de acolher e apoiar as diversas danças da cidade. 


Serviço 

Inscrições para a Residência Artística CRDançaBH 2 ª Edição - Corpo-Território
Período de inscrições: de 10 a 21 de março
Quem pode se inscrever: artistas da dança, performance, arte visual e audiovisual, que tenham a dança como fio condutor
Como se inscrever: Formulário on-line disponível em www.circuitomunicipaldecultura.com.br