Pular para o conteúdo principal

 Representantes do Observatório do Meio Ambiente visitam o COP-BH
Foto: Divulgação/PBH

Representantes do Observatório do Meio Ambiente visitam o COP-BH

criado em - atualizado em

Integrantes do Observatório do Meio Ambiente realizarão uma visita ao Centro de Operações da Prefeitura (COP-BH), no bairro Buritis, nesta terça-feira (12), quando será feita uma apresentação da estrutura operacional da cidade e a exploração de oportunidades de integração do trabalho do COP com as metas ambientais da capital.

Instituído há um ano, o Observatório do Meio Ambiente é uma iniciativa inédita no país, unindo o Poder Público e a sociedade, através dos coletivos socioambientais, para trabalharem  de maneira mais articulada e eficiente na construção de políticas públicas e iniciativas em prol da preservação ambiental em Belo Horizonte.

O principal objetivo é atuar como espaço de colaboração para a formulação, implementação e avaliação de políticas ambientais e para a construção de diagnósticos e iniciativas para cuidar do meio ambiente. A ideia é fortalecer as pautas ambientais em todas as suas dimensões, possibilitando o equilíbrio ecossistêmico, a qualidade de vida e o atendimento às necessidades ambientais, sociais e econômicas da população. 

O Observatório já realizou quatro reuniões, contando com a participação de lideranças comunitárias, ambientalistas, pesquisadores, servidores públicos e cidadãos em geral. Dentre as principais pautas discutidas, destacam-se o Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU), que está sendo desenvolvido com participação das diversas instâncias da sociedade, e as operações de combate aos incêndios e queimadas no período da estiagem. 

O Centro de Operações da Prefeitura, vinculado à Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção, funciona 24 horas por dia, nos sete dias da semana, buscando proporcionar serviços públicos cada vez mais eficientes à população, atuando tanto no cotidiano da cidade, quanto em grandes eventos, catástrofes e crises. 

O COP visualiza imagens de mais de 4,5 mil câmeras pertencentes à Guarda Municipal, BHTrans e Polícia Militar, dentre outros parceiros, sempre fazendo a gestão integrada e inteligente de problemas públicos de segurança, fiscalização, mobilidade, serviços urbanos, defesa civil, emergências em saúde, dentre outros. Atualmente, a Sala de Comitê Integrado (SCI) do COP conta com representantes de mais de 20 instituições públicas e privadas.