Pular para o conteúdo principal

Placa de estacionamento com orientações sobre carga e descarga
Foto: BHTrans

Regras de carga e descarga e restrições a carretas e caminhões otimizam trânsito

criado em - atualizado em

No fim de ano aumenta em torno de 15% a circulação de veículos de carga em Belo Horizonte. Mais mercadorias têm que ser entregues e o serviço se junta ao trânsito mais intenso na cidade nesta época do ano. É fundamental respeitar as regras de circulação e estacionamento que garantem a fluidez do trânsito e a segurança de pedestres e motoristas.
 

Nas vias públicas existem as vagas regulamentadas para carga e descarga, que podem ser utilizadas por qualquer empresa, transportador ou mesmo pelo cidadão comum, desde que seja pelo tempo estritamente necessário ao carregamento ou descarregamento de carga. As áreas de carga e descarga para construção ou transportes de valores são delimitadas por sinalização especial.


Qualquer pessoa pode solicitar a implantação de vagas destinadas à carga e descarga no portal da Prefeitura de Belo Horizonte ou pelo telefone 156. A BHTrans analisa todos os pedidos para saber se realmente justifica a implantação da regulamentação. Atualmente, Belo Horizonte conta com cerca de 900 vagas na Área Central que devem respeitar a regulamentação de horários, tipo e tamanho de veículo, além do tipo de carga.


No Hipercentro, Savassi, Lourdes, Assembleia/Barro Preto e área hospitalar  há proibição para o acesso de grandes veículos de carga. De acordo com o diretor de sistema viário da BHTrans, José Carlos Mendanha Ladeira, essa restrição aumenta a rotatividade nas vagas de carga e descarga, já que são usados veículos menores, garantindo mais segurança no trânsito e preservando o pavimento das vias da cidade.


Para o engenheiro civil  Rogério Nicolai, o trânsito ficou bem menos perigoso depois que a BHTrans restringiu a circulação de caminhões em determinados horários no Centro e nos corredores. E ficou melhor para dirigir também. “Como as ruas são estreitas e os caminhões possuem dimensões muito grandes, no horário de pico o trânsito complicava muito e trazia muitos riscos de acidente”, diz Rogério. Ele destaca que a ordenação do trânsito traz benefícios para todos.  “A cidade cresceu, o volume de carros na cidade aumentou e as pessoas têm que se adaptar à realidade e sempre respeitar as normas de trânsito”, conclui Rogério.


Conheça as restrições à circulação de veículos de carga em Belo Horizonte:


 

RESTRIÇÕES

Portarias BHTrans - DPR 138/2009 e 077/2014

Veículos com capacidade de carga acima de 5 toneladas ou comprimento superior a 6,50 metros

        

       Cavalos mecânicos e carretas

2ª a 6ª feira

Sábado

Domingo

2ª a 6ª feira

Sábado

Domingo

Área Central (Hipercentro, Savassi, Lourdes, Assembleia/Barro Preto, Hospitalar) e Av. Nossa Sra. do Carmo

 

7h às 20h

 

7h às 15h

 

Livre

 

Proibido 24h

 

Proibido 24h

 

Proibido 24h

Corredores de Tráfego

7h às 9h e 17h às 20h

7h às 9h

Livre

7h às 9h e 17h às 20h

7h às 9h

Livre

Av. do Contorno entre R. dos Inconfidentes e R. Ceará, neste sentido, e Av. do Contorno entre R. Andaluzita e Av. Afonso Pena, neste sentido (tobogã da Av. do Contorno)

 

 

Proibido 24h

 

 

Proibido 24h

 

 

Proibido 24h

 

 

Proibido 24h

 

 

Proibido 24h

 

 

Proibido 24h





Na página de Áreas de Carga e Descarga com Restrições você pode acessar o mapa.