Pular para o conteúdo principal

Regional Leste realiza limpeza no Córrego do Navio-Baleia
Arquivo PBH

Regional Leste realiza limpeza no Córrego do Navio-Baleia

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promoveu um mutirão de limpeza no córrego do Navio-Baleia, por meio da Gerência de Limpeza Urbana da Regional Leste. Em oito dias, uma equipe de cerca de 20 trabalhadores retirou um total de 28 mil quilos de lixo e entulho de 1800 metros lineares do córrego. A força-tarefa finalizou os trabalhos de limpeza no dia 8 de novembro e seguiu para o córrego Maria Carmem Valadares, no bairro Novo São Lucas, onde também realizará a limpeza das margens e do leito.
 

“Em 22 viagens com o caminhão basculante foram retirados das margens do córrego restos orgânicos, eletrodomésticos, sofás, colchões, pneus, etc. O mais preocupante é que ao mesmo tempo em que é feita a limpeza das áreas, alguns moradores descartam lixo no córrego”, conta o gerente de Limpeza Urbana da Regional Leste, Carlos Roberto Rodrigues da Silva.
 

No dia 1º de novembro, o coordenador de Atendimento Regional Leste, José Henrique de Oliveira, esteve no trecho do córrego que passa pelo bairro Pompeia para acompanhar parte dos trabalhos, acompanhado pelo líder comunitário João Geraldo de Almeida, integrante do Conselho Municipal de Saneamento (Comusa).
 

Para João Geraldo, morador do bairro Pompeia há mais de 50 anos, a limpeza é fundamental para que, com a chegada das chuvas, o córrego não transborde e não cause prejuízos às famílias. Além disso, ressaltou o dever dos moradores de não poluírem o córrego. Destacou ainda a necessidade da execução da segunda parte da obra de intervenção na área, entre a rotatória da Rua Juramento e a Rua Dr. Micaeli, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) II do governo federal.
 

O córrego Navio-Baleia nasce na Mata da Baleia, na Serra do Curral, e faz parte da bacia do Ribeirão Arrudas, abrigando, ainda, trechos dos biomas Cerrado e Mata Atlântica - apesar do descarte irregular de lixo e esgoto e da ocupação desordenada do entorno. Além do bairro Pompeia, ele atravessa os bairros: Cafezal, Saudade, Santa Efigênia, Esplanada, Taquaril, Vera Cruz, e o Parque das Mangabeiras.

 

Bocas-de-lobo

Além da limpeza dos córregos, as bocas-de-lobo das avenidas principais dos bairros Pompeia, Taquaril e Saudade também receberam limpeza. Essa manutenção, realizada periodicamente pela Gerência de Limpeza Urbana, foi intensificada neste período da chegada das chuvas nos locais com histórico de enchentes, como alguns pontos do bairro Boa Vista, da região do 90 lojas, da Vila São Rafael e do bairro São Geraldo.