Pular para o conteúdo principal

Cristo Redentor na praça do Barreiro. Foto ilustrativa.
Foto: Lidiane Sant'anna/PBH

Regional Barreiro já funciona em novo endereço

criado em - atualizado em

A Regional Barreiro mudou de endereço. Desde a última segunda-feira, dia 9 de julho, a sede da Coordenadoria de Atendimento Regional está instalada na rua David Fonseca, 1.147, no bairro Milionários.

 

Embora as linhas telefônicas ainda estejam em processo de instalação, todos os setores da Regional Barreiro já estão em funcionamento. A gerência regional de Atendimento ao Cidadão, Assistência Social, Fiscalização, além do Procon e o gabinete do Coordenador atendem o público das 8h às 17h.

 

Somente na manhã de terça-feira, dia 10, mais de 200 pessoas foram atendidas no novo endereço. “Fiquei sabendo da mudança por cartazes nos ônibus. Em todas as linhas que entrei tinha a informação”, conta Fernanda Santos, moradora do bairro Solar. Com a senha em mãos, ela aguardava para atualizar o seu cadastro. “O atendimento continua tranquilo como era no antigo prédio”, observou.

 

A mudança da Regional Barreiro para um prédio próprio representa uma economia de aproximadamente R$ 800 mil por ano com pagamento de aluguel. “Esse prédio foi construído há mais de cinco anos e estava subutilizado”, destaca o coordenador regional, Walmir Anselmo, referindo-se à nova sede. Com obras de adaptação, foi possível instalar pelo menos mais cinco serviços onde funcionava apenas um: a gerência regional de infraestrutura urbana.

 

Na área construída de 1.460 m², estão grande parte dos serviços administrativos e de atendimento ao cidadão existente na Regional. As diretorias de educação e saúde, bem como o setor de limpeza urbana, continuam funcionando na área central do Barreiro.

 

 

Impactos já são visíveis

Além de representar uma grande economia para o orçamento da Prefeitura, a mudança da Regional Barreiro fomenta o crescimento do comércio no entorno da nova sede. Atendente de uma lanchonete a 100 metros da Regional, Andréa Alves já observa 40% de aumento nas vendas. “Estamos pensando em oferecer o almoço”, planeja.

 

Proprietário de um restaurante existente no bairro há sete anos, José Marcos Gomes quer oferecer desconto especial para os servidores. “Podemos também criar um cartão fidelidade e dar um refresco e uma sobremesa”, propõe ao buscar informações sobre o programa de descontos e vantagens da PBH, o Clube +. 

 

 

Localização e acesso

A 500 metros do Hospital Metropolitano do Barreiro e a um quilômetro da Via do Minério e da Praça do Cristo Redentor, a nova sede da Regional fica em frente ao mais importante espaço público de esporte do bairro: o Complexo Esportivo Milionários.

 

Localizado às margens de uma das principais vias de acesso à região do Barreiro, o Milionários é atendido por diversas linhas do transporte público.  As linhas 332, 318, 208, 3054, 1760 e o suplementar 33 têm pontos a, no máximo, 300 metros do prédio.