Pular para o conteúdo principal

Recondicionamento de computadores da PBH auxilia no descarte de resíduos eletrônicos
Divulgação/PBH

Recondicionamento de computadores da PBH auxilia no descarte de resíduos eletrônicos

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte recondicionou 3.110 computadores que seriam descartados pela população e os direcionou para quem não tinha os dispositivos. Nos últimos dois anos, a Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel) destinou 1.354 equipamentos eletrônicos para pessoas físicas e 1.756 para pessoas jurídicas (Telecentros). Além de contribuir para a inclusão digital, a iniciativa contribui para dar destinação correta para os aparelhos.

“Muito mais que uma resposta para o desafio do gerenciamento dos resíduos eletrônicos, o recondicionamento de computadores também faz parte das frentes da Inclusão Digital. Os aparelhos retornam para o cidadão, especialmente para aquela parcela em vulnerabilidade social, que não teria acesso a essas ferramentas”, esclareceu Jean Mattos, diretor-presidente da Prodabel.

Além de recondicionar os aparelhos, a empresa também realiza o descarte correto dos resíduos inutilizados. Entendendo que conscientizar e educar a população também é uma ação importante para a preservação do ecossistema, a Prefeitura promove cursos de educação ambiental, de maneira gratuita  e pela modalidade de Ensino a distância, já tendo certificado mais de mil pessoas.

A população pode colaborar doando computador, celular ou tablet usados. Basta procurar a Unidade de Inclusão Digital da Prodabel, na Rua José Clemente Pereira, 440 – Ipiranga.