Pular para o conteúdo principal

Recinto dos gorilas limpo, com pedra e palmeiras, durante o dia.
Foto: Suziane Fonseca/PBH

Recinto dos gorilas, no Jardim Zoológico de Belo Horizonte, recebe melhorias

criado em - atualizado em

Equipes da Manutenção do Jardim Zoológico e do Jardim Botânico da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica realizaram um mutirão de limpeza e manutenção na parte interna e externa do recinto da família de gorilas, na última semana. O objetivo da ação foi oferecer mais conforto e bem-estar aos animais e proporcionar uma melhor visibilidade para o público visitante que deseja ver de perto o grupo de gorilas, que cresceu em junho deste ano com o nascimento da primeira filhote da família (única fêmea nascida em um zoológico da América do Sul).

 

O recinto dos gorilas, um dos espaços mais procurados e visitados do Jardim Zoológico, ganhou, uma novidade com o mutirão de manutenção: a confecção de uma ampla cama suspensa em meio à vegetação, feita de mangueiras trançadas (doadas pelo Corpo de Bombeiros) para possibilitar novos locais de descanso para os animais, especialmente nos dias de mais calor. Essa estrutura, feita pelos tratadores dos animais, complementa outras camas menores já existentes no espaço.

 

O recinto ocupa uma área de cerca de dois mil metros quadrados e possui uma série de elementos para permitir que os animais ocupem ou transitem por distintos locais como: gruta, cascata, camas de mangueiras, bambuzal e troncos espalhados em locais estratégicos.

 

Para melhorar a visibilidade dos visitantes, o espaço teve os vidros e o piso do túnel de visitação lavados. O bambuzal e algumas árvores e arbustos foram podados. Outras intervenções importantes para o bem-estar dos animais foram a roçada da grama e da vegetação rasteira e, também, a limpeza do entorno do lago e da cascata, que teve a bomba d’água trocada.