2 Abril 2025 -
Para quem gosta de aves e quer entender um pouco mais sobre os hábitos e comportamentos de algumas espécies, o Zoológico de BH irá oferecer, neste mês, mais uma série de visitas guiadas ao Recinto de Imersão de Aves. A atividade acontece todas às quartas-feiras e também nos sábados (12 e 26) e nos domingos (6 e 20).
As visitas são realizadas com grupos de 10 pessoas por vez e tem a duração de aproximadamente 10 minutos. Os participantes são guiados pela equipe de Educação Ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica (FPMZB) que, por meio de um bate-papo, aborda curiosidades, hábitos, comportamentos das espécies, além de possibilitar o contato bem próximo com elas. Integram o recinto, espécies como ararajuba, arara-maracanã, curica-esfumaçada, lóris-amor-amor e turaco-de-orelha-branca. A maior parte das aves do recinto chegou ao Zoo por meio dos órgãos ambientais, após serem resgatadas nas ações de combate ao tráfico de animais silvestres, tema que também é abordado durante a visita.
O recinto, que fica na Praça das Aves, foi criado de forma a possibilitar a proximidade do público, mas sem abrir mão do bem-estar das espécies, que contam com abrigos, ninhos e comedouros especiais para água e alimentação. O paisagismo é composto por hibiscos, azaleias, íris e bromélias, além de plantas frutíferas que também podem ser exploradas pelas aves. A segurança também foi pensada com a criação de duas áreas com portões para controlar a entrada e saída do público, além de se evitar a fuga de alguma ave. A visita guiada é gratuita, mas é necessário adquirir ingresso para entrada no Zoológico de BH. Consulte os valores on-line.
O Zoo de BH conta atualmente com 72 espécies de aves brasileiras e 28 exóticas, totalizando 354 indivíduos, distribuídos em recintos localizados no entorno do Jardim Japonês, na Praça das Aves, no Setor Saíras e no Setor Extra (que possui acesso somente para funcionários da Seção de Aves).
Visita Guiada Recinto de Imersão de Aves - Zoológico de BH
(Avenida Otacílio Negrão de lima, 8.000 - Pampulha)
Quartas-feiras (2, 9, 16, 23 e 30 de abril) das das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30;
Sábados (12 e 26 de abril), das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30;
Domingos (6 e 20 de abril), das 9h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h30.