Pular para o conteúdo principal

Arte de divulgação
Divulgação/PBH

Raízes – Arte, existência e latinidade é o tema do 15º FIT BH 2022

criado em - atualizado em

Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Odeon e produção da Rubim Produções, a 15ª Edição do Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte – FIT BH 2022, terá como tema “Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade”. Essa edição marca a retomada do Festival após o hiato provocado pela pandemia, tornando-o ainda mais aguardado pela classe artística, organizadores e público da capital. Tradicionalmente realizado nos teatros, ruas e espaços alternativos da cidade, o FIT BH será realizado entre os dias 5 e 11 de novembro.

 

A Temática

“Raízes – Arte, Existência e Nossa Latinidade” propõe inserir repertórios relacionados à América Latina, seus povos originários, comunidades negras, e investigar como essas matrizes culturais nos influenciam, constroem nossas raízes e estruturam nossos modos de ser na atualidade. Assim, a programação irá refletir sobre as faces diversas e plurais dos “Brasis” e “Américas Latinas”. Nesta edição, a produção teatral de Belo Horizonte e da região metropolitana terá um espaço de destaque, como forma de fomentar a cena e a cadeia produtiva local.

 

“Esta edição pretende refletir sobre a memória como um saber que posiciona a identidade e a luta, fortalecendo os movimentos negros, indígenas, femininos, transgêneros em uma discussão estética política”, reforça a curadoria.


A Curadoria

A curadoria do FIT BH 2022 é composta por três profissionais com trajetórias bastante consolidadas nas áreas em que atuam. Possuem formação multidisciplinar e habilidades ecléticas capazes de avaliar e compartilhar materiais relevantes para esta edição, que destaca que os conteúdos sejam alicerçados em sentidos e percepções, sobre aquilo que fomos e de que somos feitos. 

Histórico

Realizado pela primeira vez em 1994, o FIT BH alcançou, desde a primeira edição, excelente recepção junto à população belo-horizontina, indo ao encontro da forte vocação da cidade para o teatro de grupo e a experimentação artística. Sua importância para o cenário cultural da cidade foi reconhecida e, em 31 de janeiro de 2008, por meio da Lei 9.517, o festival foi instituído como evento oficial, passando a ser realizado bienalmente pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura.

 

O Festival já trouxe a Belo Horizonte grupos e artistas de 45 países diferentes, contemplando produções de todos os continentes. Consolidado como um dos mais importantes festivais internacionais de teatro do país, valorizando a difusão, a formação, a reflexão e o intercâmbio culturais.

 

Para o FIT BH 2022, a Prefeitura terá como parceiro realizador o Instituto Odeon, selecionado por meio de chamamento público, que terá como parceiro a Rubim Produções, empresa com extensa trajetória na área de artes cênicas.

 

Serviço:

15º Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte - FIT BH

Realização do evento: De 05 a 11 de novembro.