Pular para o conteúdo principal

Quatro centros de saúde abertos no sábado pela PBH atenderam quase 300 pessoas
Aline Resende/ PBH

Quatro centros de saúde abertos no sábado pela PBH atenderam quase 300 pessoas

criado em - atualizado em

Para garantir mais assistência à população diante do aumento de casos de dengue, chikungunya e doenças respiratórias, a Prefeitura de Belo Horizonte abriu quatro centros de saúde no sábado (25):  Guarani, na Regional Norte, São Paulo, na Nordeste, Rio Branco, em Venda Nova, e Santa Terezinha, na Pampulha. As unidades funcionaram das 7h às 18h.

 

Juntos, os quatro centros de saúde atenderam 297 pessoas. Dessas, 212 adultos e 85 crianças. Cerca de 25% dos atendimentos foram relacionados à suspeita de dengue e chikungunya e 30% por doenças respiratórias.

 

Além da abertura das quatro unidades, as UPAs da capital mantiveram o funcionamento normal no fim de semana, com atendimento 24 horas para o público em geral.

 

O funcionamento dos centros de saúde no sábado faz parte do Plano de Contingência da Secretaria Municipal de Saúde, que contempla ações para ofertar assistência oportuna, segura e de qualidade, de forma a evitar a ocorrência de maior gravidade.

 

O plano de contingência é ativado gradativamente de acordo com o cenário epidemiológico do município. No primeiro sábado em que funcionaram, os Centros de Saúde Rio Branco e Santa Terezinha atenderam 134 pessoas, sendo que a maior parte dos pacientes apresentava sintomas de dengue.

 

A Secretaria Municipal de Saúde permanece monitorando a situação e, se necessário, a ação poderá ser ampliada, com abertura de mais unidades aos finais de semana.