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Quase 200 aposentados não fizeram recadastramento e estão com salário suspenso
Arte/PBH

Quase 200 aposentados não fizeram recadastramento e estão com salário suspenso

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte informa que 197 aposentados e pensionistas do município não fizeram o recadastramento 2023 no mês de aniversário e estão com o salário suspenso. A remuneração só poderá ser retomada após realizarem o processo, respeitando o tempo de fechamento da folha de pagamento.

 

O procedimento é obrigatório e este ano está substituindo a prova de vida. O objetivo é atualizar os dados cadastrais do público atendido, além de coibir possíveis fraudes no recebimento de vencimentos por terceiros.


Atenção ao cronograma e aos locais de atendimento:

 

Os 67 aniversariantes de janeiro a outubro que não fizeram o recadastramento:

·         Até o dia 29 de dezembro: comparecer em qualquer unidade do Bradesco.

Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.

 

 

·         A partir de 2 de janeiro de 2024:  somente na Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Avenida Augusto de Lima, 30, Centro). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h40. Nesses casos não é necessário agendamento.

 

Os 130 aniversariantes de novembro que não fizeram o recadastramento:  

 

· Até o dia 31 de janeiro de 2024: comparecer em qualquer unidade do Bradesco.

Como haverá atualização de dados, o processo não poderá ser feito no serviço de autoatendimento.

 

 

· A partir do dia 1º de fevereiro de 2024:  somente na Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Avenida Augusto de Lima, 30, Centro). Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h40. Nesses casos não é necessário agendamento.

 

Já os aposentados nascidos em dezembro têm até o dia 29 deste mês para a atualização em qualquer agência do banco Bradesco.

 

Confira a documentação que deverá ser apresentada:


Aposentado ou pensionista (original ou cópia autenticada em cartório):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF);

III – Certidão de casamento, se houver;

IV – Comprovante de residência atualizado, sendo aceitas contas de água, energia elétrica, telefone ou bancária, emitidas há, no máximo, seis meses.

Pensionista menor de 18 anos de idade deve comparecer acompanhado pelo responsável ou representante legal.

 

Dependente previdenciário, caso haja (cópia simples):

I – Documento oficial de identificação válido e com foto;

II – Cadastro de Pessoa Física (CPF).

 

Ao final do atendimento, o comprovante deverá ser solicitado ao funcionário do banco. Ele é a garantia de que o recadastramento foi efetivado com sucesso.

 

Acamados e outros casos excepcionais:

Nas situações abaixo, o recadastramento poderá ser realizado por terceiros ou fora das agências:

1 - Caso esteja impedido de se locomover por questões médicas;

2 - Para o beneficiário que tenha sido declarado absolutamente incapaz em processo judicial;

3 - Quando o beneficiário residir ou estiver em viagem ao exterior.


Processo contínuo


A Prefeitura possui 20 mil aposentados e pensionistas, que devem fazer a prova de vida todos os anos, sempre no mês de aniversário.


Caso o procedimento não seja feito no prazo, o salário é suspenso, com retomada no mês posterior ao da realização do recadastramento.