Pular para o conteúdo principal

Quadrilha Pipoca Doce representa Belo Horizonte no Concurso Nacional
Foto: Henrique Marques

Quadrilha Pipoca Doce representa Belo Horizonte no Concurso Nacional

criado em - atualizado em

Celeiro de grandes quadrilhas juninas, Belo Horizonte estará mais uma vez presente no Concurso Nacional de Quadrilhas, que acontece neste final de semana, na Cidade Junina, em Canaã dos Carajás, no Pará. Em busca do seu primeiro título nacional, o grupo Pipoca Doce irá representar a capital no campeonato se apresentando neste domingo (9). 

A 17ª edição do Concurso Nacional de Quadrilhas, que será realizado pela Confederação Brasileira de Entidades de Quadrilhas (CONFEBRAQ), contará com a presença de 22 grupos de 21 estados da união. 

“Ter uma quadrilha da nossa cidade mostrando as tradições juninas de Belo Horizonte para todo o Brasil é motivo de muito orgulho para nós do poder público municipal. A presença da Quadrilha Pipoca Doce no Concurso Nacional fortalece também o Arraial de Belo Horizonte como um importante propulsor da cultura junina. Tenho certeza que estaremos bem representados em Canaã dos Carajás”, afirma Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

Em 2022, a capital mineira recebeu o Concurso Nacional de Quadrilhas como parte da programação do 43º Arraial de Belo Horizonte. Na ocasião, dançarinos de 18 estados se apresentaram nos tablados da Praça da Estação. A Quadrilha Luar do São João, vinda do Piauí, se sagrou campeã em solo belo-horizontino.   

Quadrilha Pipoca Doce 

Com 16 anos de tradição junina, a quadrilha oriunda do bairro Alpes, região Oeste de Belo Horizonte, vai apresentar em Canaã dos Carajás ‘O Canto da Asa Branca’, homenageando o mestre do forró nordestino Luiz Gonzaga. Na última edição do Arraial de Belo Horizonte, o grupo se destacou celebrando o barroco mineiro, Aleijadinho. Campeã do Concurso Municipal de Quadrilhas em 2019 e vice-campeã em 2022, a Quadrilha Pipoca Doce foi confirmada como representante da capital mineira no torneio nacional após a desistência da Quadrilha Feijão Queimado, classificada após vencer o Concurso Municipal em 2022. Será a segunda participação da agremiação no Concurso Nacional de Quadrilhas. 

“Estamos muito honrados e com a expectativa alta em representar Belo Horizonte no Concurso Nacional de Quadrilhas. Não estamos indo dançar só pela Quadrilha Pipoca Doce, mas por todo o movimento junino mineiro. Vamos ao outro lado do país com muita coragem e confiança, levando nossas cores e a tradicional dança mineira”, completa Igor Paulo, diretor artístico e marcador da Quadrilha Pipoca Doce. 

Arraial de Belo Horizonte 

O Arraial de Belo Horizonte, que chega à 44ª edição em 2023, é o festejo junino mais representativo da Região Sul e Sudeste do Brasil, pela valorização e respeito à cultura e às tradições que envolvem o período. Trabalhado a partir da ideia de uma ‘Experiência Junina Completa’, a festa belo-horizontina foca em três grandes eixos: a apresentação das tradicionais quadrilhas da cidade, shows musicais, com artistas locais e nacionais, e diversas atividades gastronômicas, como o Concurso Prato Junino e a Vila Gastronômica, sempre valorizando o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. 

O Arraial de Belo Horizonte é um evento que cresceu e ganhou visibilidade ao longo dos anos, fazendo com que a capital mineira fosse considerada, pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, um dos cinco maiores destinos turísticos do período junino do país, ao lado de Bragança (PA), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).