Pular para o conteúdo principal

Crianças brincam em volta de uma mesa de pebolim
Foto: Vilma Tomaz/PBH

Público prestigia a estreia do novo espaço do BH da Gente na região da Pampulha

criado em - atualizado em

Adultos e crianças puderam curtir a estreia do terceiro espaço do BH é da Gente na manhã deste domingo, dia 25. A criançada se divertiu nos brinquedos infláveis, jogos de totó e na oficina de pintura de rosto. Já os seus pais prestigiaram a apresentação da Banda Nêga, com repertório de samba.
 

O novo espaço foi implantado na avenida Guarapari, no trecho entre a avenida Portugal e rua Deputado Salim Nacur, no bairro Santa Amélia, na região da Pampulha. O BH é da Gente é realizado aos domingos, das 9h às 13h e além da unidade Pampulha, a programação acontece na Savassi, nos trechos de cruzamentos das avenidas Getúlio Vargas e Cristovão Colombo e na avenida Silva Lobo, entre as ruas Xapuri e Garret (bairros Grajau e Nova Granada). O BH é da Gente é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
 

A primeira família que chegou para prestigiar a estreia do novo espaço, em que programação iniciou uma hora após o horário previsto, devido à chuva, foi Ananda Joélia Vieira, 43 anos, funcionária pública, acompanhada de sua filha de três anos, Emília Mota. Ela mora perto do local de realização do programa. “Foi a primeira vez que minha filha se divertiu em um espaço público de uma rua. Aqui é diferente dos playgrounds dos shoppings, minha filha tem contato
com a natureza, com os cachorros e tem várias opções de diversão gratuita. É uma iniciativa maravilhosa da Prefeitura que pretendo curtir com minha filha sempre que puder, em outros domingos”.
 

A dona de casa Laura Couto e seu marido tiveram que se desdobrar para acompanhar os dois filhos, Estevam, de 2 anos e João, de 4, no revezamento dos brinquedos entre cama elástica, tobogã e piscina de bolinha. A família mora no bairro Rio Branco. “Este programa além de ser uma nova opção de lazer aos domingos, em espaço público, tem a vantagem de disponibiliza brinquedos e jogos gratuitos para nossos filhos”.

 

Espaço público e qualidade de vida

Com a expansão do programa, a Prefeitura reforça o compromisso com a política de estimular a ocupação de vias e espaços públicos para ofertar atividades físicas, esportivas, culturais e de lazer à população. “Belo Horizonte está cada vez mais humanizada e com os espaços urbanos convidativos à população. Sempre com uma programação variada, o BH é da Gente promove a convivência, a qualidade de vida, a sustentabilidade e a diversidade”, afirma o secretário municipal de Esportes e Lazer, Elberto Furtado. Lembrando que importantes metrópoles do Brasil e do mundo, como São Paulo, Paris, Bogotá, São Francisco e Cidade do México, mantêm programas semelhantes.
 

O secretário observa que o BH é da Gente é um dos motivos que levaram Belo Horizonte à segunda posição em ranking nacional de capitais amigas das atividades físicas. Elaborada pela PUC do Paraná em parceria com a revista Saúde, da Editora Abril, a classificação foi divulgada em outubro deste ano. Apenas São Paulo ficou à frente da capital mineira.