Pular para o conteúdo principal

Público aprova revitalização da iluminação do Viaduto de Santa Tereza

criado em - atualizado em

O Viaduto de Santa Tereza, que liga o centro à zona Leste da capital, já conta com os benefícios da reforma de toda estrutura de iluminação pública em Belo Horizonte. Quem precisa atravessar diariamente os 390 metros de um dos pontos mais charmosos da capital, agradece. A recuperação e pintura dos postes, além de reinstalação de toda estrutura elétrica, deixaram o cartão postal de BH ainda mais bonito e melhor iluminado. Foram recolocadas as 74 luminárias do estilo republicano e os 37 postes existentes. A restauração manteve a originalidade das peças do final da década de 1920. 

 

Iniciada em outubro de 2017, a parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a concessionária BHIP é inédita no Brasil e pioneira em razão do curto espaço de tempo para a modernização de todo o parque de iluminação pública de uma cidade do porte da capital mineira.

           

De acordo com Marcelo Bruzi, presidente da BHIP, cada luminária do viaduto recebeu um módulo de LED. Ou seja, "ela foi adaptada para que a tecnologia de iluminação fosse modernizada", disse Ricardo. As luminárias são de valor metálico, com a tonalidade amarela, simulando o estilo neoclássico. O sistema de energia também ganhou uma nova fiação que vai eliminar as interferências visuais e valorizar ainda mais o ambiente.

 

A educadora Ângela Gontijo faz a travessia diariamente e acredita que a restauração uniu o útil ao agradável. Segundo ela "é importante tornar a cidade mais agradável e acolhedora". A psicóloga Roberta Perdigão, que também usa a via pública frequentemente, garantiu "sentir mais segurança passando pelo viaduto". As luminárias LED, que iluminam melhor, são mais econômicas e têm durabilidade três vezes maior que as atuais lâmpadas de vapor de sódio.

 

As regiões que já receberam a novidade são Barreiro, Venda Nova, Norte, Nordeste, Leste, Oeste e parte do Centro. “O trabalho está sendo feito com muita qualidade e com o cronograma adiantado. Acredito que o cidadão tem ficado bastante satisfeito porque a cidade realmente está se tornando bem mais iluminada e para a gente também tem sido um prazer entregar e ver o resultado deste trabalho. É importante dizer que a manutenção tem sido eficiente, os índices de reclamação hoje estão sendo mais baixos, na faixa de 2% a 3%. Qualquer cidadão pode solicitar a manutenção da iluminação pública”, explica o superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho.

 

Atualmente, mais de 130 mil pontos de iluminação, de um total de 182 mil, já estão funcionando com a tecnologia LED na capital. Todos os serviços da BHIP podem ser acionados gratuitamente pelo atendimento telefônico no 0800-941-6789. Também estão disponíveis o site da BHIP  e o aplicativo BHIP para Android e iOS.