Pular para o conteúdo principal

 Prorrogadas inscrições para os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2022
Foto: Divulgação/PBH

Prorrogadas inscrições para os Jogos Escolares de Belo Horizonte 2022

criado em - atualizado em

O prazo das inscrições para as modalidades individuais, coletivas e paralímpicas dos Jogos Escolares de Belo Horizonte (JEBH) 2022 foi prorrogado para até 1º de abril. Os JEBH são uma competição esportiva e educacional realizada desde 2017 pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. 

Até 1º de abril, dirigentes de instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos poderão fazer a inscrição na competição e indicar as modalidades coletivas, individuais e paralímpicas a serem disputadas. 

As inscrições das modalidades coletivas, modalidades individuais e paralímpicas estão disponíveis na página dos JEBH no portal da Prefeitura, assim como os regulamentos da competição e todas as informações sobre as modalidades.

A data da reunião técnica também foi alterada,  passando 5 de abril.  A cerimônia de abertura está marcada para 8 de abril. Já o início dos JEBH 2022 será no dia 11, em local a ser definido e publicado na página dos jogos no portal da Prefeitura. 

Em 2019, participaram dos jogos mais de 3 mil estudantes atletas de 120 instituições de ensino das redes particular, municipal e estadual, além de centros socioeducativos e escolas de práticas de paradesportos. As disputas ocorreram de 6 de maio a 18 de junho. O JEBH não foi realizado em 2020 e 2021 em função da pandemia da Covid-19. 

Módulos

O JEBH é disputado em duas categorias. O Módulo I reúne estudantes-atletas com idade entre 12 e 14 anos, enquanto o Módulo II é para estudantes-atletas com idade entre 15 e 17 anos.  As modalidades dos jogos são olímpicas e não olímpicas: atletismo, badminton, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Há, ainda, as modalidades paralímpicas: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol sentado. 

Com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG), o JEBH é a etapa municipal classificatória para equipes e estudantes atletas representarem o município nos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG), permitindo, ainda, a classificação para representar Belo Horizonte em nível nacional nos Jogos Escolares da Juventude.