Pular para o conteúdo principal

Projeto Zona Cultural Praça da Estação realiza ação no evento Vozes da Rua
Arte/PBH

Projeto Zona Cultural Praça da Estação realiza ação no evento Vozes da Rua

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura, através da Diretoria de Desenvolvimento e Articulação Institucional, e a Fundação Municipal de Cultura participam do “Vozes da Rua”, evento promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte, em celebração ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. Realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania, a agenda oferece ao público atividades que buscam reconhecer e impulsionar a expressão artística e cultural da população em situação de rua da cidade, tais como a Rota Panoramas #ZPCE, ação do Projeto Zona Cultural Praça da Estação, que busca fomentar a diversidade de expressões artísticas construídas no território. 

Entre os dias 16 e 18 de agosto, no Centro Cultural da UFMG, acontece um colóquio com mesas de debate e diálogo com o público, além de mostra artístico cultural com apresentações dos trabalhos artísticos produzidos pela população em situação de rua de Belo Horizonte. A programação completa está disponível no Portal da Prefeitura. 

Rota Panoramas #ZCPE

A “Rota Panoramas #ZCPE Circuito Vozes da rua: um olhar sobre a produção cultural e identitária da população em situação de rua de Belo Horizonte” oferece a visitação aos trabalhos artísticos produzidos pela e com a população em situação de rua, em dois dias e horários:

Quinta-feira (17) - 11h às 11h45 no Centro Cultural da UFMG - Avenida Santos Dumont, 174, Centro
Sexta-feira (18) - 14h às 14h45 no Centro Cultural da UFMG - Avenida Santos Dumont, 174, Centro

A Rota Panoramas #ZCPE, ação do projeto Zona Cultural Praça da Estação que propõe experiências imersivas focadas nas diferentes possibilidades de vivência do território, visa proporcionar, ao público, percursos de apreciação e experimentação das diversas linguagens  artísticas presentes na #ZCPE, buscando fomentar essa diversidade por meio de práticas socioculturais que valorizem o território. 

Conheça o conjunto de ações ROTAS #ZCPE

Projeto Vozes da Rua
Para marcar a celebração do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto, a Prefeitura de Belo Horizonte está promovendo, desde o dia 8 de agosto, o Vozes da Rua. Estão previstas atividades exclusivas para o público em situação de rua, tais como sarau, promovendo um ambiente de partilha e expressão artística; oficinas de bordado, capoeira e expressão corporal (realizada em Parceria com Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, através da Escola De Livre de Artes - Arena);  exposição de fotografias, pinturas e projeções audiovisuais; instalações e performances ao vivo de artistas parte da população em situação de rua; e visitação da Rota Panoramas #ZCPE. 

Visando efetivar o direito à cidade e proporcionar um espaço de protagonismo e autonomia para as pessoas em situação de rua, a PBH busca, por meio dessa iniciativa, garantir visibilidade às diversas potencialidades das pessoas com trajetória de vida nas ruas, efetivando a articulação entre cultura e proteção social. As atividades contam com realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania com parceria da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura.

Serviço | Rota Panoramas #ZCPE no Vozes da Rua
Data: 16, 17 e 18 de agosto
Local: Centro Cultural da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)