Pular para o conteúdo principal

Projeto Novos Registros traz reflexão sobre a população negra nos primeiros anos de BH
Foto: Ricardo Laf

Projeto traz reflexão sobre a população negra nos primeiros anos de BH

criado em - atualizado em

O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte promove na próxima terça-feira (22), às 19h, uma nova palestra do projeto “Novos Registros – Banco de Teses sobre BH”. Com o tema “Tem festa de negro na república branca: o Reinado em Belo Horizonte na Primeira República”, a palestra traz uma reflexão sobre a população negra nos primeiros anos da capital. O encontro acontece de forma virtual, com transmissão pelo Youtube. Não é necessário realizar inscrição para participar como ouvinte das palestras. Esta edição do Novos Registros integra a programação especial “Mês da Consciência Negra”, promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Municipal de Cultura, e da ação “Novembro Preto: BH sem Racismo”, realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte.

 

A palestra é baseada na tese de doutorado de Wanessa Pires Lott, defendida na UFMG. A ausência dos negros nos registros da cidade na Primeira República (1889-1930) levou a historiadora a investigar sobre a população negra nos primeiros anos da capital. Os escassos registros existentes se referiam à esfera da religiosidade, sendo assim, a pesquisa adentrou o universo do Reinado de Nossa Senhora do Rosário. A partir de um documento da Igreja Católica, que proibia o Reinado em Minas Gerais, na década de 1920, a historiadora deu início à sua investigação.

 

Na busca pelas referências dos negros em Belo Horizonte, o estudo abordou a religiosidade negra, com foco na Irmandade “Os Carolinos”, única referência de Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos existente na Primeira República que ainda mantém suas atividades na cidade. Tendo tradicionalmente seus festejos realizados nas ruas, as manifestações da Irmandade “Os Carolinos” percorreram e ainda percorrem a periferia noroeste da cidade. O trabalho de Wanessa Pires Lott aponta para o reconhecimento das Irmandades como possíveis Patrimônios Culturais de Minas Gerais com o objetivo de lançar luz à história do negro em Belo Horizonte.

 

Novos Registros

O projeto Novos Registros - Banco de Teses sobre Belo Horizonte - é uma das principais ações de difusão cultural e divulgação do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Durante o ano, são convidados palestrantes que tenham realizado trabalhos acadêmicos sobre a cidade em diversos campos do conhecimento ou acerca de temas afins à área cultural e à preservação de acervos, para apresentações gratuitas e debates com um público diversificado. As pesquisas selecionadas são de mestrado ou de doutorado, defendidos recentemente. Após a palestra, o convidado doa um exemplar do seu trabalho para o Banco de Teses do APCBH. A comunidade terá acesso às teses e dissertações na Sala de Consultas do Arquivo. Os ouvintes das palestras recebem um certificado de participação.

 

Novembro Preto: BH sem Racismo

O “Novembro Preto: BH sem Racismo” é coordenado pela Diretoria de Políticas de Reparação e Promoção de Igualdade Racial (DPIR) da Subsecretaria de Direitos de Cidadania, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura, que realiza uma série de ações promovidas para marcar o dia 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. O principal objetivo é levantar a reflexão sobre a importância do povo negro e da cultura de matriz africana na construção e na cultura da cidade de Belo Horizonte com impacto no desenvolvimento da identidade cultural brasileira. Além disso, traz a proposta de evidenciar os problemas sociais que ainda afligem essa parcela da população, que representa 53% da população da cidade de Belo Horizonte. A programação completa do Novembro Preto: BH sem racismo pode ser vista no Portal PBH.

 

Serviço

Projeto Novos Registros – Banco de Teses Sobre BH

“Tem festa de negro na república branca: o Reinado em Belo Horizonte na Primeira República”

Palestrante: Wanessa Pires Lott

Dia 22 de novembro, terça-feira, às 19h

Transmissão ao vivo: youtube.com/canalFMC

Informações para o público: novosregistros@pbh.gov.br / pbh.gov.br/novosregistros