Pular para o conteúdo principal

Arte feita pela Prefeitura
Foto: Arte/PBH

Projeto Territórios e Redes Criativas propõe experiências turísticas na Pampulha

criado em - atualizado em

A Prefeitura de Belo Horizonte promove, nos dias 10 e 11 de junho, o webinar "Diálogos entre Patrimônio, Design e Turismo”, parceria entre a Belotur e Sebrae-MG. A programação faz parte do projeto “Territórios e Redes Criativas - Etapa Pampulha”, que tem como objetivo principal impulsionar o turismo de experiência e fomentar a criação de redes de negócios criativos na região. A programação é gratuita mediante inscrição via Sympla. 

 

O webinar reunirá pesquisadores e gestores públicos do Ministério do Turismo e das três cidades brasileiras pertencentes à Rede de Cidades Criativas da UNESCO na categoria Design (Brasília, Curitiba e Fortaleza), além de designers e arquitetos. O evento pretende estimular o debate acerca de novas experiências turísticas na região da Pampulha, com mais atenção ao que circunda a arquitetura que caracteriza o Conjunto Moderno, Patrimônio Cultural da Humanidade.

 

“Estamos vivendo um momento crucial para se pensar, cada vez mais, em projetos, ideias, produtos e soluções para esse momento único e difícil que passamos devido à pandemia de Covid-19. O Conjunto Moderno da Pampulha é uma fonte inesgotável de inspiração para designers, artistas, arquitetos e demais profissionais ligados à economia criativa. Assim, o webinar chega propondo esse diálogo entre o que nos levou a ser Patrimônio Cultural da Humanidade e novos olhares, tendências e formas de experienciar nosso principal atrativo turístico”, comenta Gilberto Castro, presidente da Belotur. 

 

Territórios e Redes Criativas 

 

O projeto Territórios e Redes Criativas foi criado em dezembro de 2019, com o intuito de lançar um novo olhar sobre algumas regiões de Belo Horizonte, mostrando aos moradores e visitantes todo o potencial dessas localidades. A ação também pretende dar destaque aos negócios locais, gerando novas oportunidades de emprego e renda. 

 

Em sua primeira etapa, desenvolvida no ano de 2020, a programação teve como foco a região da Lagoinha e ofertou oficinas, cursos gratuitos e mentorias para negócios do setor de gastronomia que valorizavam a identidade do bairro e seu entorno. Agora, chegou a vez de o projeto ser desenvolvido no território da Pampulha.  

 

Programação do webinar "Diálogos entre Patrimônio, Design e Turismo”

 

Dia 10/6, quinta-feira, das 9h às 12h 


•    Diálogos entre Patrimônio, Design e Turismo


Marcelo Brito (IPHAN) - arquiteto e urbanista com especialização em gestão pública, restauração de patrimônio e cooperação cultural. Doutor em Gestão Urbana pela Universidade Politécnica da Catalunha e pós-doutor pela Universidade Complutense de Madri com o tema “Patrimônio, Turismo e Desenvolvimento”. No Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1987, exerceu várias funções técnicas e gerenciais no campo da preservação do patrimônio cultural brasileiro. 

 


•    A experiência das Cidades Criativas do Design da Unesco


Alberto Gadanha (Fortaleza/CE) - designer e professor. Assessor da vice-prefeitura de Fortaleza e ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Foi cofundador da Opa! Escola de Design, professor na UNIFOR, produtor do Festival Concreto e coordenador de projetos no Instituto Cultural Iracema.

Guilherme Zuchetti (Curitiba/PR) - assessor de Relações Internacionais na Prefeitura de Curitiba e ponto focal da cidade na Rede de Cidades Criativas da UNESCO. É formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), hoje emprega sua experiência com gestão de projetos para acelerar e implementar a estratégia de internacionalização de Curitiba, promovendo conexões com atores estratégicos e prospectando soluções para o desenvolvimento da cidade.

Vanessa Mendonça (Brasília/DF) - Secretária de Estado de Turismo do Governo do Distrito Federal, economista e publicitária, com pós-graduação em Marketing e mestrado em Gestão Empresarial. Antes de assumir o cargo de secretária, em 2019, foi diretora de marketing do Ministério do Turismo e presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda do Distrito Federal. Atuou durante oito anos no Jornal Gazeta Mercantil e no Grupo de Comunicação Publicis.

Rodrigo Costa (Brasília/DF) - Secretário Executivo do Turismo do Governo do Distrito Federal. Publicitário por formação, pós-graduado em Marketing, especialista em logística e MBA Executivo em Telecomunicações e Marketing Digital. Estrategista com experiência nas áreas de Marketing, Gestão de Negócios e Gestão Pública em empresas privadas de grande e médio porte no Brasil e exterior e Órgãos de Governo, em segmentos como os de bens de consumo, consultoria, educação, esportes, logística, tecnologia e turismo.

 


Dia 11/6, sexta-feira, das 9h às 12h


•    Desenvolvimento de Produtos de Design inspirados em Belo Horizonte


Felipe Martins (Made in Beagá) - Arquiteto e designer de produtos. Em sua carreira, descobriu que sempre utiliza referências regionais para dar vida a seus trabalhos. Por isso, não pensou duas vezes para criar o Made in Beagá, esse espaço coletivo que, segundo ele, provoca a imaginação ao apresentar novos formatos de referências históricas e urbanas de Belo Horizonte. Para ele, esse caminho é uma forma de apresentar ao mundo e aos próprios belo-horizontinos o que a cidade tem para oferecer sob uma nova perspectiva.

 


•    Do Moderno ao Contemporâneo - Conexões entre Arquitetura e Design 


Susana Bastos (Alva Design) - Artista e designer formada pela Escola de Belas Artes da UFMG. Complementou sua formação no curso de moda da mesma instituição e na Central Saint Martins, Londres. De natureza multidisciplinar, atua entre design e arte em vários campos da criação. Na moda desenhou por nove anos as coleções e desfiles da marca mineira Coven. A partir de 2012 distanciou-se da moda para dedicar-se à pesquisa artística e fundou juntamente com o irmão e arquiteto Marcelo Alvarenga a Alva Design.


Marcelo Alvarenga (Alva Design) - Arquiteto e Urbanista (UFMG) com pós-graduação em Design de Mobiliário pelo SENAC/SP. Já obteve diversas premiações, entre elas o Good Design Award 2020 (com o chuveiro Toró/Docol) e 10º Prêmio IAB-MG 2008 (Projeto Loja Coven). Expôs na Bienal de Arquitetura de São Paulo em 1999 e 2009. Entre 2000 e 2001 colaborou com o escritório de Freusa Zechmeister e entre 2004 e 2011 com o escritório Isay Weinfeld. Desde 2008 é proprietário do escritório Play Arquitetura em Belo Horizonte, listado entre os novos escritórios de destaque no Brasil e no mundo pelas revistas Monolito (2012), Wallpaper (2013) e WishCasa (2013 e 2014).

 


•    Botânica como inspiração para o Design


Léa Diegues (Léa Cerâmicas) - Estudou nas Escolas de Belas Artes de Juiz de Fora e de Belo Horizonte e na Escola Guignard. Em sua trajetória artística, especializou-se em um curso avançado em modelagem do corpo humano, em São Paulo, fundou a escola de artes Arteminas, em BH, trabalhou, por oito anos com produções de grande escala no Instituto Inhotim, além de lançar coleções exclusivas com a Líder Interiores e a Elisa Atheniense.