Pular para o conteúdo principal

Imagem de Carol Serdeira, artista participante do projeto Territórios Criativos
Foto: Raquel Lopes

Projeto Territórios Criativos encerra programação virtual com atrações musicais

criado em - atualizado em

A programação do projeto Territórios Criativos se encerra neste domingo, dia 20, com as atrações do Território Musical, com a participação de cinco artistas: Maurício Tizumba, Carolina Serdeira, Manu Dias, Bárbara Barcellos e Márcio Aranha. Todas as atividades foram gravadas seguindo os protocolos sanitários de prevenção ao contágio pela Covid-19 da Prefeitura de Belo Horizonte. As atividades serão transmitidas on-line, por meio do canal no YouTube da Fundação Municipal de Cultura. O projeto é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura.

 

A primeira transmissão terá início às 10h, com a apresentação de Maurício Tizumba e Carolina Serdeira. Tizumba apresenta canções que integram os seus 45 anos de carreira, nos quais fez um percurso de grande relevância para a arte afro-brasileira. Carolina Serdeira, com seu canto suave e delicado, faz um passeio por sons com referências no Jazz e na Bossa Nova.

 

A segunda transmissão acontece às 13h, com três atrações: Manu Dias, Márcio Aranha e A Teia, e Bárbara Barcellos. A cantora e compositora mineira Manu Dias está na estrada há 15 anos, com trajetória que transita por diferentes gêneros sendo destaque no samba. Já a banda autoral Marcio Aranha e a Teia, com duas décadas de carreira, apresentará o show "Há Cria". Bárbara  Barcellos é outro destaque da programação musical e já cantou ao lado de grandes nomes da música, como Toninho Horta, Tavinho Moura, Milton Nascimento, Vander Lee e Lô Borges, entre outros nomes do Jazz e da Música Popular Brasileira.

 

 

Sobre o Territórios Criativos

A iniciativa acontece desde 2014 e tem o objetivo de potencializar os laços entre o público e os artistas das regiões em que os Centros Culturais estão localizados, a partir de uma programação cultural diversa e transversal. As atividades da programação foram divididas em três áreas: Território Musical, Território Cênico, e Territorinho. Cada bloco de transmissão tem a duração de uma hora, abarcando apresentações de até três artistas. A seleção de artistas foi feita de acordo com as contrapartidas do Festival Descontorno 2019 e a relação dos mesmos com os Centros Culturais. Todos os vídeos anteriores do Projeto Territórios Criativos estão disponíveis no canal da Fundação Municipal de Cultura no YouTube.

                                   

As atrações foram gravadas entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, sem público presencial e respeitando todos os protocolos sanitários vigentes, no Centro Cultural São Bernardo, na região Norte da capital mineira. A unidade cultural recebeu equipamentos de áudio, luz e gravação de vídeo para a criação dos conteúdos a serem exibidos remotamente, servindo também de portfólio dos artistas participantes.