Pular para o conteúdo principal

Imagem do palhaço Chaveirinho
Foto: Alessandra Batista

Projeto Territórios Criativos apresenta programação cultural

criado em - atualizado em

A Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura iniciam, a partir do domingo, dia 6, uma nova programação do projeto Territórios Criativos. A iniciativa, que acontece desde 2014, tem o objetivo de potencializar os laços entre o público e os artistas das regiões em que os Centros Culturais estão localizados, a partir de uma programação cultural diversa e transversal. Todas as atividades serão transmitidas on-line com o lançamento no dia 6, às 10h, por meio do Youtube da Fundação Municipal de Cultura.

“O projeto Territórios Criativos tem uma história consolidada com os artistas da cidade, colaborando para dar visibilidade à produção cultural vibrante que está presente em todas as regiões de Belo Horizonte. Neste ano, sua adaptação para o modelo virtual se dá como um meio de manter o vínculo entre artistas e comunidades, ainda que diante do necessário distanciamento social para o combate à pandemia da Covid-19”, explica Fabíola Moulin, secretária municipal de Cultura e presidenta interina da Fundação Municipal de Cultura.

As atividades da programação estão divididas em quatro áreas: Território Musical, Território Cênico, Território Urbano e Territorinho. Cada bloco de transmissão terá a duração de cerca de uma hora, abarcando apresentações de até três artistas. A seleção de artistas foi feita de acordo com as contrapartidas do Festival Descontorno 2019 e a relação dos mesmos com os Centros Culturais.

As atrações foram gravadas entre os dias 30 de novembro e esta sexta-feira (4), respeitando todos os protocolos sanitários vigentes, no Centro Cultural São Bernardo, na região Norte da capital mineira. A unidade cultural recebeu equipamentos de áudio, luz e gravação de vídeo para a criação dos conteúdos a serem exibidos remotamente, servindo também de portfólio dos artistas participantes.

 

Programação

Voltada para as crianças e suas famílias, a programação do Territorinho contará com apresentações circenses do Palhaço Cloro e palhaço chaveirinho, que prometem arrancar risadas do público, além do teatro de bonecos da Cia Lua pra Rua, que se apresentará com sua Caixa de Teatro lambe-lambe, que utiliza todo um arcabouço cenográfico formado por som, luz, cenário e personagens para contar histórias.

 

Cronograma de Exibições:
Domingo – dia 06 de dezembro
10h: Territorinho 
Artistas: Palhaço Chaveirinho, Circo Gamarra e Cia Lua pra Rua.