Pular para o conteúdo principal

Mulher de azul dança, sua sombra grande se destaca ao fundo.
Foto: Aline Vilela

Projeto Terça da Dança recebe espetáculos do Cena Plural

07/10/2019 | 18:51 | atualizado em 07/10/2019 | 20:29

A Fundação Municipal de Cultura realiza, no Teatro Marília, o Terça da Dança, com apresentações nos dias 8, 15 e 22 de outubro. O projeto tem como proposta oferecer uma programação continuada, com artistas independentes e grupos profissionais da dança, contemplando apresentações de espetáculos, intervenções e instalações artísticas, e ações formativas e reflexivas. A programação acontece sempre às terças-feiras, às 19h, e, neste mês, o projeto recebe espetáculos realizados com recursos do Edital Cena Plural. As atividades são gratuitas e os ingressos dos espetáculos serão distribuídos uma hora antes das sessões.

 

A artista Dudude Herrmann, em parceria com a musicista Andreia Drigo (SP), realizará, no dia 8 de outubro, o espetáculo “2 ou 3 danças para o nada”. Este trabalho configura-se como uma conversa entre dança e música desenhando a imagem no modo composição em tempo real. O espectador torna-se testemunha e cúmplice das intensidades que acontecem simultaneamente, fazendo parte dos acordos que se estabelecem no tempo do agora. Pela primeira vez, Andrea Drigo estará em cena com Dudude improvisando e criando novas poesias entre a música e a dança.

 

Improvisação em dança é tema de pesquisa da artista Dudude Herrmann desde os anos 80. Atualmente a artista é uma das referências nacionais quanto à linguagem da improvisação na dança, sendo convidada para ministrar aulas e dançar em várias cidades do Brasil.

 

No dia 15 de outubro, o coletivo indisciplinar apresenta a cena-performance “Um dia, 40min”. Ela foi criada a partir de investigações-devaneios que o coletivo indisciplinar vem experienciando acerca das práticas-poéticas do “Habitar” e dos diferentes estados de presença de um corpo — corpo-passagem, corpo-permanência, corpo-habitante, corpo-morada. Tem como ponto de partida a memória afetiva-sensorial das casas de infância das artistas vistas pelo olhar do presente. Ações, lembranças, imagens, gestos e estados de presença são revisitados, apresentando-se como uma maneira de redesenhar e reconstruir experiências de em um dia comum nestas casas.

 

Guiada por chaves de rememoração como sons, cheiros, objetos e cores, é proposta a construção de uma paisagem plástico-sensorial na qual as artistas, em um movimento dialógico entre imagem e movimento, são convidadas a rememorar e reinventar fragmentos de suas histórias conectando o corpo presente a um espaço-corpo-lembrança. Assim, a cena propõe uma diluição e tensionamento entre realidade e ficção, passado e presente, memória e fabulação, e busca estabelecer outras relações entre aquele que está em cena e aquele que aprecia.

 

No dia 22 de outubro, o Kallpp - Arte Sonora e Improvisação, composto por Marcelo Kraiser, Rafael Carneiro e Frederico Melo, convida os artistas Lourenço Marques e Thembi Rosa para a apresentação “Oscilações”. O trabalho do trio não pode ser classificado em uma única categoria. Transita entre a música ambiente e a chamada noise art, entre sons melódicos e atonalismo aleatório, além do uso da voz com ênfase na improvisação. O Kallpp pesquisa aspectos teóricos e técnicos do som e sua interação com o espaço, a performance e a imagem. Utiliza em suas composições e apresentações principalmente instrumentos eletrônicos e eletroacústicos construídos por Marcelo Kraiser.

 

“Oscilações” é uma peça do repertório do Kallpp alterada de acordo com os artistas convidados e o espaço da apresentação. Espetáculo composto por diversas composições envolvem quatro planos distintos que reverberam e interagem entre si: corpo, som, luz e pensamento. Cada um desses planos leva a desdobramentos em processos que retroalimentam ações e conceitos como paisagens visuais, sonoras e do corpo em movimento.

 

 

Programação

  • Dia 8, terça-feira, às 19h

2 ou 3 Danças para o nada - Duo de Dudude Herrmann e Andreia Drigo

Entrada Gratuita – Distribuição de Senhas com 1 hora de antecedência.

Mediante Lotação do Espaço

Duração: 50 minutos

Dia 15, terça-feira, às 19h    

 

Um dia, 40 minutos - Coletivo Indisciplinar

Entrada Gratuita – Distribuição de Senhas com 1 hora de antecedência.

Mediante Lotação do Espaço

Classificação: Livre

 

  • Dia 22, terça-feira, às 19h    

KALLPP Arte Sonora e Improvisação – Marcelo Kraiser, Rafael Carneiro e

Frederico Melo convidam Lourenço Marques e Thembi Rosa

Entrada Gratuita – Distribuição de Senhas com 1 hora de antecedência.

Mediante Lotação do Espaço

Classificação: Livre

Duração: 60 min

 

 

Serviço

Projeto Terça da Dança

Classificação: livre

Dias 8, 15 e 22 de outubro | terças-feiras, às 19h

Teatro Marília - Avenida Professor Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia

ENTRADA GRATUITA

Informações para o público: (31) 3277- 4697