Pular para o conteúdo principal

Atores em cima de um palco
Foto: Gilberto Goulart

Projeto “Terça da Dança” promove a diversidade no Teatro Marília

criado em - atualizado em


Variados segmentos da linguagem artística – incluindo contemporânea, vogue, funk e dança de salão – fazem parte do projeto Terça da Dança, realizado pela Fundação Municipal de Cultura, no Teatro Marília. O projeto tem como proposta oferecer uma programação continuada, com artistas independentes e grupos profissionais da dança, espetáculos e bate-papo. Toda a programação é gratuita e acontece sempre às terças-feiras, às 19h30. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes das atrações.

Nesta terça-feira, dia 3, Tuca Pinheiro e Corpolítico, núcleo de pesquisa em artes cênicas, apresentam Hykabusha, o espetáculo resultado da residência de criação em dança contemporânea que teve como proposta a não verticalidade no processo criativo. A residência trouxe uma experiência construída a partir da possibilidade de errar e a proposta de promover um encontro de corpos de hoje, com suas singularidades, suas liberdades e seus gritos.

No dia 10, artistas e coletivos de funk do Centro de Referência da Juventude apresentam a Terça no Funk, uma mostra com a presença de diversos dançarinos de grupos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. As coreografias trazem o ritmo musical popular no Brasil com o coreógrafo e educador Dudu Sorriso no comando.

Em 17 março, o vogue toma conta do Teatro Marília com a apresentação dos coletivos Houses of Barracuda, Puzzle e Avalanx. A dança é reconhecida por abraçar a todos, incluindo os que sofrem opressão por não seguirem os padrões de corpo, gênero, classe, cor e orientação sexual. Os grupos farão pequenas apresentações desenvolvidas dentro de cada coletivo, comentando ao final suas propostas e debatendo junto ao público questões urgentes da nossa comunidade.

No dia 24, as batidas pulsantes do swing jazz, ritmo das big bands, como as de Duke Ellington e Count Basie, irão transformar o Teatro Marília em palco para o grupo de dança de salão BeHoppers. O espetáculo “Avenida Lenox” apresenta um local onde tudo se transforma e todos são tratados de forma igualitária, sem distinção de cor, sexo, gênero, origem, religião, ideologia ou qualquer outra condição. A única coisa que importa é a dança.


 

Programação:

03 de março, às 19h30
Hykabusha,  - Resultado da residência artística do Corpolítico e Tuca Pinheiro

10 de março, às 19h30
Terça no Funk - Artistas e coletivos de funk CRJ

17 de março, às 19h30
Mostra Vogue - Houses of Barracuda, Puzzle e Avalanx

24 de março, às 19h30
Avenida Lenox - BeHoppers

Projeto Terça da Dança
Classificação: livre
Dias 3, 10, 17, e 24 de março| terças-feiras, às 19h30
Teatro Marília - Avenida Prof. Alfredo Balena, 586 – Santa Efigênia
ENTRADA GRATUITA