Pular para o conteúdo principal

Projeto Tá Limpo promove conscientização ambiental e lazer na Vila São Tomás
Foto: Divulgação Urbel/PBH

Projeto Tá Limpo promove conscientização ambiental e lazer na Vila São Tomás

criado em - atualizado em

Na manhã do dia 14 de maio, a Urbel esteve presente na vila São Tomás para participar da primeira ação do Projeto Tá Limpo, que tem o objetivo de promover a revitalização de pontos degradados na comunidade e levar diversão aos moradores com atividades de cultura, lazer e requalificação ambiental. O evento, fruto da parceria entre a Empresa e outros órgãos públicos, além de entidades privadas, moradores e lideranças locais, conquistou os moradores da vila, que marcaram presença e se mostraram envolvidos com a ação.

A atividade aconteceu na região onde a Urbel está construindo, por meio do Vila Viva, os conjuntos habitacionais para reassentamento de parte das famílias que foram removidas em função das obras previstas pelo Programa. Durante a ação, foi feito um trabalho para conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental  e da limpeza urbana que está sendo regularizada no local, já que neste mês a SLU implantou a coleta regular de lixo nas ruas do entorno dos prédios.

Com ampla participação de crianças, adolescentes e adultos do território, a ação do Projeto Tá Limpo também proporcionou aos moradores da São Tomás diversas atividades culturais, de entretenimento e senso comunitário, como roda de capoeira, plantio de árvores e mudas, grafitagem de muros e implantação de bancos e mesas. Houve ainda a distribuição de pipoca, algodão doce, água, refrigerantes e picolés, garantindo lazer e divertimento para participantes de todas as idades.

A coordenadora social do Programa Vila Viva São Tomás, Wanja Filgueiras, avaliou a ação do Projeto Tá limpo positivamente e elogiou a participação da comunidade. “Um dos desafios que enfrentamos nessa região diz respeito ao descarte clandestino de lixo e entulho nas ruas, áreas remanescentes e locais destinados às obras. Divulgar a implantação da coleta de lixo regular, iniciada recentemente, foi muito importante. E na verdade, a grande presença e envolvimento dos moradores no evento nos surpreendeu e mostrou que a construção coletiva desse projeto valeu a pena”, concluiu.

O Projeto tá Limpo é uma ação comunitária que conta com o apoio da Urbel, SLU, Fundação de Parques e Jardins, Secretaria de Esporte e Lazer, Regional Norte, Centro de Saúde São Tomás, Escola Estadual Orônico Murgel Dutra, CRAS Vila Biquinhas, Rede São Tomás/Moradores, Grupo de Capoeira da Angola do Mestre Renê e Creche São Tomás de Aquino.