Pular para o conteúdo principal

Seis alunas se apresentam durante Projeto Agente Ambiental Mirim e Juvenil.
Foto: Divulgação PBH

Projeto realizado em Venda Nova forma 150 agentes ambientais

criado em - atualizado em

Cento e cinquenta alunos de cinco turmas das escolas municipais Geraldo Teixeira da Costa, Padre Marzano Matias, Professor Tabajara Pedroso e Francisco Magalhães Gomes, localizadas na região de Venda Nova, receberam certificados do Projeto Agente Ambiental Mirim e juvenil 2017 e pela participação na minioficina de jardinagem, desenvolvidos no Espaço Ambiental localizado à rua Água Marinha, 120, no bairro Candelária.

 

O evento foi realizado no dia 6 de dezembro. Coordenadora do projeto, Cláudia Barros conta que o projeto estimula os alunos a desenvolver ações ambientais nas escolas e na comunidade: “Espero que no próximo ano mais escolas participem do projeto que tanto contribui para a preservação do meio ambiente na região e a responsabilidade dos alunos, no futuro, como profissionais, cuidando do planeta, como exercício da cidadania.”

 

O público foi presenteado com uma contação de história da literatura africana pela professora Sônia Moura, intitulada Jabulane, e uma apresentação dos Mensageiros Poéticos, da Escola Geraldo Teixeira da Costa, com recital de poesias de José Paulo Paes, Carlos Drummond de Andrade e Fernando Pessoa.

 

Os participantes se emocionaram com as apresentações e com os depoimentos dos professores e monitores. Yasmin Emilly Dias dos Santos, de 12 anos, aluna do 3º ano do 2º Ciclo da Escola Municipal Padre Marzano Matias, aprendeu no projeto a importância da preservação do meio ambiente para a vida humana: “O projeto da Cláudia nos ensinou a preservar o meio ambiente, não jogando lixo no chão, pois isso pode nos trazer consequências ruins. Ela nos ensinou a transmitir aos colegas e parentes a importância dos cuidados com a natureza, pois se não cuidarmos dela hoje, amanhã sofreremos, inclusive os nossos filhos. Agora, vou cuidar do meio ambiente, plantando árvores, evitando desperdício de água e ensinando as outras pessoas a valorizarem mais a natureza.”

 

O evento contou com a participação do chefe de gabinete da Regional Venda Nova, Farid Sales de Carvalho; do gerente de Infraestrutura Urbana de Venda Nova, Ricardo Luiz de Lima; da coordenadora do projeto, Cláudia Andrade de Barros; além da de dezenas de professores, monitores e coordenadores do Programa Escola Integrada (PEI) das escolas envolvidas.