Pular para o conteúdo principal

Projeto Polo Esportivo e de Lazer atende 1.350 alunos em duas regionais
Foto: Vilma Tomaz

Projeto Polo Esportivo e de Lazer atende 1.350 alunos em duas regionais

criado em - atualizado em

O projeto Polo Esportivo e de Lazer, desenvolvido pela Prefeitura de Belo Horizonte, atende mais de 1.350 pessoas de todas as faixas etárias em duas regionais da capital. As atividades são desenvolvidas de segunda a sexta-feira, em duas unidades: Praça da Saudade, no bairro de mesmo nome, na região Leste, e no Ginásio Poliesportivo Dom Bosco, na Rua Tabapuam, 514, bairro Dom Bosco, região Noroeste. São oferecidas aulas em turmas mistas de basquete, boxe, capoeira, futsal, futebol society, ginástica rítmica, iniciação esportiva, vôlei, dança e ginástica funcional. 

O Polo Esportivo reúne ações de três programas desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer:  Esporte Esperança, atendimento a 4 mil atendimentos às crianças e adolescentes; Vida Ativa,  que oferta atividades físicas, de lazer e de socialização para pessoas acima de 50 anos; e Caminhar,  voltado ao público acima de 12 anos  com  avaliações físicas e orientações sobre a forma mais segura e adequada de praticar atividades físicas. 

Leno Ferreira, 13 anos, é aluno de futebol e vôlei do Polo que funciona na Praça da Saudade. “Com este projeto da Prefeitura fico jogando futebol e vôlei, na parte da tarde, todos os dias da semana, depois da aula. Tenho vários amigos aqui e minha vida ficou muito mais alegre”, diz. 

Segundo João Rafael Caldeira, da equipe de coordenação do Polo,  o público feminino ocupa boa parte das vagas de algumas modalidades. Nos casos da ginástica rítmica,  boxe e capoeira, o percentual de participação das mulheres alcança 50%. Essa realidade se explica, em parte, segundo ele, pelo fato de muitas mulheres participarem junto com seus filhos e netos das aulas do Polo. 

Praça da Saudade

As aulas ocorrem no campo de futebol society com grama sintética, três quadras poliesportivas e nas áreas de convivência. Na sede do Polo, principal equipamento público da região Leste, a Prefeitura realizou recentemente amplo projeto de requalificação. 

Nos turnos da manhã e da tarde, frequentam o Polo cerca de 700 alunos com idade acima de 6 anos.  As crianças e adolescentes participam das aulas de basquete, boxe, capoeira, futsal, futebol society, ginástica rítmica, iniciação esportiva e vôlei. Os adultos estão inscritos nas atividades de boxe, dança, futsal e ginástica funcional. 

Complexo Poliesportivo Dom Bosco 

Há quase um ano, o equipamento passou a sediar as atividades do Polo após receber investimentos de obras de requalificação completa e de segurança.  As atividades do Polo são frequentadas por quase 650 pessoas, nos turnos da manhã, tarde e noite. 

Os alunos de 6 a 17 anos praticam futsal, boxe, judô e ginástica rítmica. Os inscritos acima de 18 anos frequentam as oficinas de futsal, dança, ginástica funcional e boxe.