8 November 2024 -
A conclusão de uma nova etapa do Projeto Para Elas, Por Elas, Por Eles, Por Nós, realizado em parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte e a UFMG, será apresentada, nesta segunda-feira (11), a partir das 8h, no Salão Nobre a Faculdade de Medicina da UFMG, no Seminário Promovendo Encontros, Celebrando Parcerias. A programação terá como destaque a entrega do certificado do Curso de Abordagem em Violência Doméstica a um grupo de 40 agentes da Guarda Civil Municipal. Idealizada pela UFMG especialmente para a corporação, com carga horária total de 56 horas/aula, a capacitação teve como tema central a discussão acerca do papel da Guarda Municipal na Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres em Situação de Violência Doméstica. Caberá à equipe certificada atuar como multiplicadora dos conhecimentos aos demais colegas.
O Projeto Para Elas é voltado para o atendimento a mulheres em situação de vulnerabilidade social e vítimas de violência doméstica, sendo as atividades executadas pela Diretoria de Prevenção à Criminalidade, da Secretaria Municipal de Segurança e Prevenção (SMSP), em conjunto com a equipe do Núcleo de Promoção da Saúde e Paz da Faculdade de Medicina da UFMG. As participantes têm acesso a aulas de artesanato, bijuterias, culinária e corte e costura, como forma de alcançarem a inclusão produtiva e a inserção no mercado de trabalho, para criarem condições de romper o ciclo de dependência econômica de companheiros agressivos.
As oficinas profissionalizantes são frequentadas por moradoras dos bairros Alto Vera Cruz, Granja de Freitas e Taquaril, na Região Leste da capital. O território é considerado uma área de alta vulnerabilidade social. Mas a realização de rodas de conversa, onde podem trocar experiências, desabafar e obter apoio das profissionais do Projeto Para Elas, fazem toda a diferença. Os momentos de emoção, reflexão e até diversão se revezam nessas ocasiões, e estão registrados em fotos e textos que deram origem a um e-book (livro digital) que será lançado durante o evento, juntamente com um caderno técnico sobre as realizações do projeto.
Um desfile para a apresentar ao público as bijuterias e demais produtos feitos pelas participantes, durante as oficinas, também está previsto na programação. Além de descontrair o clima do evento, o desfile será um momento importante para que as peças confeccionadas sejam vendidas, gerando renda para as mulheres do projeto. “Será um momento importante para que toda a sociedade se conscientize e saiba da importância de oferecer oportunidades a mulheres em situação de violência. Iniciativas como essa, que desenvolvemos em parceria com a UFMG, salvam vidas”, destaca Márcia Alves, diretora de Prevenção à Criminalidade, da SMSP.