Pular para o conteúdo principal

Projeto Novos Registros fala sobre paisagem de BH na imprensa oitocentista
Revista Geral da Comissão Construtora da Nova Capital (CCNC)

Projeto Novos Registros fala sobre paisagem de BH na imprensa oitocentista

criado em - atualizado em

Em comemoração aos 125 anos da cidade, o Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH), em parceria com o Arquivo Público Mineiro (APM), convida Débora Veríssimo Costa para apresentar a palestra “A Bello Horizonte de 1899 no Jornal Diário de Minas: uma paisagem registrada desde as corografias setecentistas à imprensa do final do século XIX”, baseada na tese dela de doutorado. O encontro acontece nesta quinta-feira (15), às 19h, e faz parte do projeto Novos Registros – Banco de Teses sobre BH, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e pela Fundação Municipal de Cultura. Esta edição será realizada no Arquivo Público Mineiro - APM (Avenida João Pinheiro, 372 - Lourdes). A entrada é gratuita.

 

A palestra é baseada na tese de doutorado de Débora Veríssimo Costa, defendida na UFMG. A pesquisa buscou lançar luz sobre os registros que comunicavam sobre a paisagem mineira, desde os documentos que serviram para embasar o discurso da escolha do Curral del Rei como a localidade para a nova capital, até a imprensa do final do século XIX.

 

Débora Veríssimo Costa investigou as corografias, estudos histórico-geográficos, que além de cartografar, traziam informações sobre a paisagem, a geografia, a história e a demografia do território. Outras fontes pesquisadas na tese foram os almanaques e as revistas industriais, além da Revista Geral dos Trabalhos da Comissão Construtora da Nova Capital, de 1895, e o jornal Diário de Minas, que surgiu em 1899. A tese da pesquisadora mostra como foi produzido um extenso conteúdo sobre geografia, história, indústria e comércio da cidade em seus primeiros anos.

 

O Projeto

O “Novos Registros - Banco de Teses sobre BH” convida palestrantes que tenham realizado trabalhos acadêmicos sobre a cidade em diversos campos do conhecimento ou acerca de temas afins à área cultural e à preservação de acervos, para apresentações gratuitas e debates com um público diversificado. As pesquisas selecionadas são de mestrado ou de doutorado, defendidos recentemente. Após a palestra, o convidado doa um exemplar do seu trabalho para o Banco de Teses do APCBH. A comunidade terá acesso às teses e dissertações na Sala de Consultas do Arquivo, que pode ser acessada mediante agendamento prévio pelo e-mail apcbh@pbh.gov.br ou pelo telefone (31) 3277-4665. Os ouvintes das palestras recebem um certificado de participação.

 

Serviço

Projeto Novos Registros – Banco de Teses Sobre BH

“A Bello Horizonte de 1899 no Jornal Diário de Minas: uma paisagem registrada desde as corografias setecentistas à imprensa do final do século XIX”

Palestrante: Débora Veríssimo Costa

Dia 15 de dezembro, às 19h

Local: Arquivo Público Mineiro - APM - Av. João Pinheiro, 372 - Lourdes

Não é necessário realizar inscrição prévia, porém o local está sujeito a lotação.

Os ouvintes receberão certificado e confira mais informações